segunda-feira, 21 de abril de 2008

SEFD 2 O CLUBE ESCOLAR E O PROESP-BR

SEFD 2 O CLUBE ESCOLAR E O PROESP-BR
O SEFD 2 O CLUBE ESCOLAR E O PROESP-BR
Professor William Pereira da Silva.

Nós, professores de Educação Física da Rede Pública Estadual de Ensino atuantes desde o ano de mil novecentos e oitenta e três (1983) vivenciamos o REGULAMENTO SOBRE O ENSINO E A PRATICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DE 1º E 2º GRAUS E RAMOS DE ESCOLARIZAÇÃO DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE. O famoso SEFD 2, Conjunto de leis e normas formavam o regulamento que dispunha sobre o ensino e a pratica da Educação Física e dos Desportos em todo estado do Rio Grande do Norte.
Todo professor de Educação Física sabia exatamente o que fazer nas escolas durante o ano letivo, este regulamento o SEFD 2 dava toda a legislação com as diretrizes, as metodologias inclusive modelos de fichas diversas como memorandos, fichas cadastro individual dos alunos, Quadro de Programação de Carga Horária, requerimentos, ficha de dispensa, etc. Constava também o quadro de percentagem em Educação Física para calcular o percentual de aulas em relação à freqüência dos alunos. Junto a tudo isso vinha um manual dos testes para serem realizados com os alunos das escolas estaduais com os exercícios físicos detalhadamente a serem realizados, constando as tabelas de resultados para todos os exames ou testes realizados com os alunos.No início do ano os professores de Educação Física começavam o ano auxiliando os médicos a realizarem os exames médico e Biométrico (Pesar e medir). Em seguida após preencher as fichas individuais dos alunos começar a realizar os teste de Aptidão Física e Aptidão Motora com uma bateria de exercícios numa maratona que envolvia praticamente toda escola. Todos os alunos passavam pelo médico, eram pesados e medidos, avaliados pelos testes para depois começar as aulas pratica de Educação Física e o treinamento das modalidades esportivas. Nenhuma escola começava as aulas de Educação Física antes de realizar todas essas tarefas. Tudo funcionava plenamente durante parte do ano letivo ate chegar os Jogos Escolares onde existia uma verdadeira festa com as competições entre as escolas. Uma verdadeira Olimpíada Estudantil.
Na Portaria Nº. 001, de 07 de abril de 1982 no Capitulo III do SEFD 2 instituía a criação do CLUBE ESCOLAR para efeito de vinculação à estrutura do Desporto Escolar, isto é, dentro da escola poderíamos criar um Clube para formar equipes esportivas de qualquer natureza, para representar a escola em torneios e competições diversas. Com presidência e tudo mais que um clube tem direito. Incentivava ainda a participação da comunidade onde no seu artigo 26 - Serão estimulados as atividades desportivas que reúnam pais e filhos, alunos e professores, e integrante do clube escolar e da comunidade. Podemos ampliar a idéia implantando nas escolas UM CLUBE ESCOLAR mais diversificado num modelo simplificado do funcionamento do SESI e SESC CLUBE com atividades recreativas, esportivas, jogos de salão e academias.
Tudo isso prevaleceu por muitos anos, e o que não entendemos são os motivos de tudo acabar sem explicações. O SEFD 2 dois foi abandonado ocasionando uma lacuna de desentendimento do Funcionamento da Educação Física nas escolas estaduais, atualmente nada funciona a contento, há uma desorientação como deva funcionar a Educação Física Escolar. Todo ano inventam soluções que são abandonadas antes de por em pratica é um vai e vem de idéias e aplicações resultando num péssimo quadro para a Educação Física e os Professores da área. Somente funcionam precariamente as modalidades esportivas.Nem a secretaria de Educação, a CODESP e muito menos as DIRED'S estabelecem um REGULAMENTO SOBRE O ENSINO E PRATICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA que continuam à deriva sem rumo certo.
As soluções existem é preciso realizar UM FÓRUM sério e independente ouvindo as idéias dos professores realmente capazes que trabalham com seriedade. São pesquisadores que nunca são ouvidos nas suas aclamações com as soluções viáveis para acabar o descaso dos órgãos dirigentes da Educação Física do Rio Grande do Norte dando um horizonte melhor para a Educação Física Escolar.Tenho em mãos e já apresentei a vários colegas e sugeri ao DIRED um projeto viável para a Educação Física Escolar; O PROJETO ESPORTE Brasil – Indicadores de saúde e fatores de prestação esportiva em crianças e jovens – O PROESP-BR, desenvolvido pelo Setor de Pedagogia de Esporte do CENTRO DE EXCELÊNCIA ESPORTIVA- CENESP da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aplicado em todo Brasil. Por incrível que pareça, foi desenvolvido nos moldes dos exames e testes realizados nos anos 80 proposto pelo SEFD 2 criado pelo Dr. Maurício Leal Rocha, ele na década de 70, iniciou um projeto Nacional de avaliação da aptidão física. Hoje é homenageado pelo PROJETO ESPORTE BRASIL – PROESP-BR com a profunda gratidão de Adroaldo Gays, coordenador do Projeto.O PROESP-BR é um projeto que se desenvolve prioritariamente no âmbito da educação física escolar(EFEsc). As investigações do Grupo PROESP-BR configuram-se em delinear o perfil de crianças e jovens brasileiros no que refere-se ao crescimento e desenvolvimento somatomotor e aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo. Propõe realizar um estudo epidemiológico das relações entre exercício físico e doenças hipocinéticas e exercício físico e prática esportiva de rendimento. Sugere tabelas normativas no que se refere ao desenvolvimento de crianças e jovens brasileiros e sugere critérios de referência para a identificação e diagnóstico de fatores de risco de doenças hipocinéticas.No atual estágio o PROESP-BR dispõe de cem mil avaliações em escolares de todas as regiões do país na faixa etária de 7 a 17 anos. A partir de 2003 acrescentou-se ao PROESP-BR a linha de pesquisa Exercício Físico para Grupos Especiais. Iniciou-se a investigação em crianças com Síndrome de Down e Deficiência Mental e jovens HIV+/AIDS. Em 2004 e 2005 o projeto recebeu apoio do Ministério do Esporte. Em 2004 o projeto recebeu apoio da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul possibilitando o mapeamento de escolares nas regiões do estado... É UM PROJETO RIQUÍSSIMO E VIÁVEL AS TODAS REGIÕES DO Brasil.SOLUÇÕES TÊM FALTA UMA POLÍTICA VOLTADA DE VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.AOS INTERESSADOS VER O SITE http://www.proesp.ufrgs.br/institucional/PROESP-BR.pdf ou http://www.proesp.ufrgs.br/institucional/index.php.

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