segunda-feira, 21 de abril de 2008

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA OU TÉCNICOS DE MODALIDADES ESPORTIVAS?

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA OU TÉCNICOS DE MODALIDADES ESPORTIVAS?
William Pereira da Silva
Wilpersil2003@yahoo.com.br

Da construção de abrigos e de ferramentas pelos nossos ancestrais, até a chegar à complexa tecnologia e culturas modernas, os movimentos desempenham e continuam a desempenhar um papel fundamental na vida do ser humano. É através dos movimentos que agimos sobre o meio ambiente para alcançar objetivos desejados e satisfazer nossas necessidades. O corpo humano é uma máquina programada para o movimento. A comunicação, a expressão da criatividade e a dos sentimentos são feitas através dos movimentos. É por meios deles que o ser humano se relaciona com o outro, aprende sobre si mesmo, quem ele é, o que é capaz de fazer. É através de movimentos que o ser humano aprende sobre o meio social em que vive.
Sem movimento a vida não seria possível. E quando relacionamos a importância dos movimentos para o ser humano temos de inserir A EDUCAÇÃO FÍSICA que é a disciplina mais ligada ao estudo e aplicação dos movimentos no meio escolar. Não haveria educação do ser humano sem a educação do físico já que as praticas corporais está intimamente relacionada ao desenvolvimento global do ser humano, tanto nos aspectos do desenvolvimento evolutivo, biológico, psicológico, social e cultural da humanidade.
A EDUCAÇÃO FÍSICA não é valorizada como deveria dentro do contexto escolar. "A Educação Física é uma sabedoria de viver, uma exigência pessoal e existencial, isto é, uma tarefa educativa. Desta maneira, ela, em suas raízes mais profundas, tem o compromisso com a pessoa, isto é, com o crescimento, desenvolvimento e bem-estar do ser humano. Ela é um processo educativo que, antes do saber cientifico e do trabalho produtivo, tem um compromisso com a existência humana".(Silvino Santin - RS).
É incompreensível o descaso que os dirigentes da educação tem pela educação física escolar, ela sempre é colocada em segundo plano, em algum lugar, num cantinho dentro da escola, o que demonstra a ignorância da maioria das pessoas que dirigem escolas e setores da educação do estado. Nunca é inserida como prioridade na educação geral, pior do que isto são pessoas com Licenciatura em educação física que teimam em valorizar somente os esportes de rendimentos, deixam-se levar pelas políticas nefastas dos setores da Secretaria da Educação que coordenam os desportos, tornando licenciados em educação física em meros técnicos de modalidades esportivas preparando somente atletas para competições e esquecendo a maioria dos alunos que realmente necessitam da pratica da educação física e das modalidades esportivas e a grande utilidade que diversas outras atividades como a dança, ginástica, artes marciais, exercícios físicos, jogos e recreação têm no âmbito escolar. Perde aqueles que não praticam as atividades físicas na escola deixando de adquirir o hábito de ter atividades motoras fundamental para suas vidas levando-os a ter os benefícios físicos, metabólicos, psicológicos e sociais que a educação física trás.
Nós profissionais licenciados em educação física temos de impor o nosso lugar na sociedade e na escola, exercendo o nosso verdadeiro papel de educador e não meramente fantoches nas mãos de pessoas interessadas numa educação física voltada apenas para o lucro financeiro através do modelo do professor-técnico, têm urgentemente de tomar nosso lugar de professor-educador que utiliza todos os meios que a educação física oferece para educar a maioria dos alunos e não somente pessoas privilegiadas com alguma habilidade para as modalidades esportivas. Temos de ter em mente que estudamos, psicologia, sociologia, metodologia das ciências, filosofia, didática, fisiologia, anatomia, medidas e avaliações, jogos e recreação, ginástica e muitas outras disciplinas que nos colocam como educadores e não somente técnico em modalidade esportiva, que é somente uma pequena parte do que estudamos na universidade, temos de ter uma visão geral da educação física e não ser um simples técnico que qualquer pessoa com interesse mesmo não tendo curso superior pode atuar como tal. VAMOS FAZER VALER NOSSA FORMATURA DE LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
Concluindo podemos citar uma pequena parte do texto EDUCAÇÃO FÍSICA: SABEDORIA DE VIVER de Silvino Santin, professor da Universidade Federal de Santa maria-RS:" É dentro deste contexto que se pode perceber a delicada tarefa educativa da Educação Física. Mais que de cientista, TÉCNICOS ou profissionais, ela reclama por educadores que falem a linguagem da corporeidade humana. Estes não falam em nome da ciências, mas do ser humano. O educador não ocupa o lugar do outro, nem treina, nem doutrina. Ele deixa o outro viver, e deixa surgir os espaços da liberdade criativa.Há, porém, um perigo na medida que surgem aqueles que por uma compreensão equivocada do educar ou por vício do hábito, pretendem impor o pensamento verdadeiro e único, da mesma maneira como outrora transmitiam gestos precisos para o arremesso, corrida ou saltos. Deste modo, o treinador transformou-se em doutrinador de ideologias dogmáticas. A ação educativa reconhece em cada pessoa um construtor de idéias. O ser humano cria utopias, sonha, inventa e constrói mundos. O ser humano pensante não se limita aos quadros mentais fechados de uma ideologia, ele se abre em questionamentos, também não reduz seus movimentos aos passos monótonos da marcha unida, aos gestos padronizados das academias. O ser humano pensante faz do pensar e do movimento a fonte de expressão, da invenção e da criação, o que fará de sua existência, não um autômato ou um robô, mas uma obra de arte. E toda obra de arte é criada para ser contemplada, sentida e vivida"..

Nenhum comentário:

Powered By Blogger