segunda-feira, 21 de abril de 2008

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FÍSICO

Personal Trainer - Benefícios do Treinamento Físico

"ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO).

O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.
A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.
O que é Atividade Física?
"A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso" (CASPERSEN et alii,1985).
Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa.
Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.
COLOQUE SUA VIDA NO RITMO CERTO !!!
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Em sua vida diária:
Na aparência:
No trabalho:
Melhora seu visual
Aumenta a produtividade
Melhora sua postura
Menor propensão às doenças e melhor índice de freqüência no trabalho
Os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus
Combate o estresse e a indisposição
Combate o excesso de peso e o acúmulo de gorduras no organismo
Melhora sua capacidade para esforços físicos
Na saúde:
No dia a dia:
Aumenta a qualidade e a expectativa de vida
Maior disposição para as tarefas cotidianas
Melhora seu sistema imunológico
O coração trabalha de forma mais segura e eficiente
Previne e reduz os efeitos de doenças como:
Aumenta seu fôlego
CardiopatiaObesidadeOsteoporoseHipertensão arterialDeficiências respiratóriasProblemas circulatóriosDiabetesAs alterações das taxas de colesterol (lipídicas)Estresse
Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo
Melhora sua auto-estima
Você se alimenta e dorme melhor
Vive melhor e com mais qualidade
Principais benefícios da atividade no corpo:
Cérebro:Proporciona sensação de bem estar.Melhora a auto-estima.Reduz sintomas depressivos e ansiosos.Melhora o controle do apetite. Como funciona:A atividade física estimula a liberação de substâncias que "melhoram" o funcionamento do sistema nervoso central. Nariz e Garganta:Reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral. Como funciona:A atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos (componentes das proteínas) que melhoram a ação protetorado sistema imunológico. Pulmões:Melhora a capacidade pulmonar.Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio. Como funciona:A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente. Coração:Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor).Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresseReduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc).Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.
Como funciona:Estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias - como pressão arterial e colesterol.
Barriga:Facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejadoCombate a obesidade. Como funciona:Reduz a gordura e aumenta a massa muscular.O músculo é um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.
Pâncreas:Facilita o controle do diabetes.
Como funciona:Diminui a resistência à ação da insulina ( hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue. Pernas:Diminui edemas, varizes e o risco de trombose. Como funciona:Aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente para o coração.
Vasos Sangüíneos:Reduz obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), " derrames cerebrais" e infartos. Como funciona:Reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol "bom"), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias. Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial. Músculos:Fortalece a massa muscular.Aumenta a flexibilidade. Como funciona:A atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo.
Ossos:Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice
Como funciona:Estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo)
Fonte: Understanding the Human BodyCitado pela Folha de São Paulo de 27 de nov de 1997(caderno especial - Mexa-se - página 3 )
VANTAGENS FISIOLÓGICAS DA ATIVIDADE FÍSICA
Aumenta: Circulação colateral. Tamanho dos vasos (luz ). Eficiência cardíaca. Retorno venoso. Conteúdo de oxigênio no sangue. Massa de eritrócitos e volume sangüíneo. Capacidade fibrinolítica. Melhora a função tireoídeana. Produção de HGH (hormônio do crescimento ). Tolerância ao estresse. Diminui: Níveis de lipídios. Intolerância à glicose. Obesidade. Pressão arterial sistêmica. Freqüência cardíaca. Arritmia. Ação neuro-hormonal exagerada. Estresse psíquico. Depressão isquêmica. Produção crônica de catecolaminas. Manifestação clínica para o mesmo esforço.
Fonte: Revista FITCOR página 17,18 Dr. Milton Godoy - Médico Cardiologista Diretor da FITCOR
Consultor: Prof. Fausto Arantes Porto
Para saber mais...Artigo - Vida Ativa para o novo milênio
Outros Artigos Sobre Personal
Personal Trainer - Menu
Quem é o Personal Trainer?
Requisitos Legais
Por que contratar?
A quem se destina
Serviços oferecidos
Onde se exercitar?
Como se exercitar?
Benefícios do treinamento
Qual é o preço justo?
Dicas do Personal
Links interessantes
Data da Publicação: 10/06/2002

Nenhum comentário:

Powered By Blogger