segunda-feira, 21 de abril de 2008

OS NOVOS RUMOS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – PROESP-BR

Os professores de educação física da rede pública têm uma enorme dificuldade de aplicar seus conhecimentos dentro da realidade das escolas.Muitos estão perdidos e não sabem como agir diante das determinações da secretaria de educação, no que se refere às avaliações e metodologias a serem aplicadas. Determinações estas impostas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação( LDB ) e os Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’S).Geralmente recebemos críticas por mostrar que no passado ( década 70-80 e inicio de 90) a Educação Física escolar funcionava.Relembramos os testes e exames que realizávamos e que todos, alunos e professores de educação física gostavam de executar, duravam de dois a três meses os exames médicos, biométricos, testes aptidão física e de aptidão motora. Toda escola era envolvida, havia uma intervenção nos horários normais de aulas com o envolvimento de todos os alunos e professores da escola. Durante o restante dos bimestres as aulas eram complementadas com recreação, jogos, exercícios físicos de ginástica, calistênia, torneios, campeonatos internos e diversas outras atividades, todos sabiam o que fazer e terminávamos o ano letivo cumprindo nossa carga horária satisfatoriamente. Tudo funcionava normal e naturalmente. A subcoordenadoria de educação Física e desporto tinham um manual com todos os exercícios físicos e instruções dos exames e testes com tabelas e modelos das fichas de todos os alunos para colocar os dados dos testes realizados. Existia um livro com a regulamentação das atividades do Professores de Educação e determinações que regulamentavam o nosso exercício profissional no estado.Praticamente paralisada a educação física escolar tem solução para os seus problemas com um projeto lançado pelo governo através do Ministério do Esporte e turismo e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - Centro UFRGS de Excelência Esportivo – PROJETO ESPORTE BRASIL – PROEP-BR - Indicadores de Saúde e de Desempenho Esportivo em Crianças e Jovens. Ver site www.ufrgs.br/esef/proesp-br.A seguir veremos a que vem a ser este projeto:INTRODUÇÃOA EF configura-se como disciplina escolar cuja especificidade lhe atribui responsabilidades inerentes ao desenvolvimento da cultura corporal. Entende-se por cultura corporal a competência relativa às habilidades e condicionamentos passíveis de educar crianças e jovens para a utilização adequada de seu tempo de lazer através de práticas corporais tais como o esporte, a dança, a ginástica e jogos.É, da mesma forma, responsabilidade da EF a promoção da saúde através da educação para uma vida fisicamente ativa e esportivamente rica; desenvolver estratégias para que crianças e jovens criem o gosto pelas atividades da cultura corporal; desenvolver conhecimentos sobre as relações das práticas corporais com a saúde; proporcionar hábitos de lazer fisicamente ativos, além de desencadear alternativas para a democratização das práticas da cultura corporal em nosso país.Desta forma o Projeto Esporte Brasil - PROESP-BR - desencadeado no espaço claramente definido da educação física escolar, tem por objetivo geral delinear o perfil somatomotor, dos hábitos de vida e dos fatores de desempenho motor em crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 a 16 anos tendo em vista a possibilidade de constituir indicadores para a constituição de uma política de educação física e esportes para crianças e jovens no Brasil.A relevância do projeto deve-se, entre outros fatores, pela incipiente presença de dados fidedignos relativos aos segmentos da população escolar brasileira envolvidas com as práticas de educação física e esporte escolar. Esta incipiente informação não tem permitido um adequado diagnóstico das condições das capacidades motoras e de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo, bem como suas possíveis relações com hábitos de vida.Em síntese, para além do Projeto Brasil, trabalho pioneiro de Maurício Leal Rocha e sua equipe nos anos 70 e dos relevantes trabalhos de Barbanti (1983); Matsudo e col.(1992); Marques e col (1982); Böhme & Freitas (1989); Kalinowski & Kiss (1996); Guedes e Guedes (1997); Doréa (1990); Arruda (1990), Lopes (1999) entre outros; pela amplitude territorial do país que impõe diferenças culturais importantes, não se dispõe, de forma sistematizada, do conhecimento das características e do estado de crescimento da população escolar brasileira, muito menos do seu valor físico, capacidade motora, seus interesses e motivações relacionadas às práticas da cultura corporal em geral e esportiva em especial.Nesta perspectiva, o presente projeto propõe colaborar sugerindo instrumental válido, fidedigno, de baixo custo e de muito fácil aplicação, permitindo aos professores de educação física nas inúmeras escolas de nosso Brasil utilizá-lo no sentido de estabelecer o acompanhamento de seus alunos no que se refere aos aspectos de crescimento e desenvolvimento somatomotor, aspectos nutricionais, e de aptidão física.Por outro lado, tendo em vista a constituição de uma rede de informações e um banco de dados nacional, assessorados pelos Centros de Excelência Esportiva (CENESP) do Ministério do Esporte e do Turismo, será permitida uma fácil, rápida e competente comunicação entre a rede CENESP, as Escolas de Formação de Professores de Educação Física e a população de professores atuantes nas escolas do ensino fundamental em todo o território nacional. Dessa forma, pretende-se delinear um perfil da população escolar brasileira possibilitando a definição de subsídios para a consolidação de políticas adequadas para a área de educação física e esportes em nosso país.Acresce ainda, na medida em que as avaliações tratam de capacidades de prestação motora no âmbito da saúde e da predisposição esportiva, o presumível alcance que o projeto reveste, quer para a educação física como disciplina curricular, quer para o próprio sistema esportivo, dado o trânsito natural e desejável dos jovens praticantes desde a escola até o clube esportivo e aos quadros competitivos mais exigentes.O projeto é claro e explica as LINHAS DE AÇÃO, AS QUESTÕES DE PESQUISA, A BATERIA DE MEDIDAS E TESTES SOMATOMOTORES DO PROESP-BR, APLICAÇÃO DA BATERIA DE MEDIDAS E TESTES DO PROESP-BR, A ORDEM DE MEDIDAS E TESTES (Medida de massa corporal, medida de estatura, medida de envergadura, Teste “sentar e alcançar”, Teste de exercício abdominal, teste de salto em distância, teste de arremesso, teste do quadrado, teste da corrida de 20 metros, teste da barra modificado, teste dos 9 minutos ou do “vai-e-vem” ) INTRUÇÕES PARA APLICAÇÕES DA BATERIA PROESP-BR, QUADRO E TABELAS DE TODOS OS TESTES E RESULTADOS OBTIDOS, FICHAS DE REGISTROS E ENTREVISTAS, QUESTIONÁRIO DE HÁBITO DE VIDA DOS ALUNOS, ANEXO COM MODELO DE AQUECIMENTOS. Enfim é um projeto riquíssimo e pronto para ser aplicado dentro da realidade de qualquer escola do Brasil mesmo com as diferenças regionais e culturais existentes.Educadores da educação física escolar, não esperem que as soluções estejam sempre prontas, vamos pesquisar inovar, mudar este quadro caótico e mostrar a todos que somos capazes de ter autonomia profissional e conhecimentos suficientes valorizando nossa profissão.

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