JOGO DE XADREZ, OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS MODALIDADES ESPORTIVAS. PARTE I e II
WILLIAM PEREIRA DA SILVA
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA E. E. JERÔNIMO ROSADOE-
MAIL’S – wilpersil2003@yahoo.com.br e wilpersil@hotmail.com
O JOGO DE XADREZ, OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS MODALIDADES ESPORTIVAS. PARTE I - A profissão de professor de educação física sempre possibilitou um leque de opções de exercer atividades diversas em vários setores da nossa sociedade e em áreas distintas do conhecimento humano, seja como técnico em modalidades esportivas, recreadores, personal training, instrutor em academias, artes marciais, danças, coordenadores de clubes sociais, diretor de ginásios, professores em escolas, universidades, centros acadêmicos e de reabilitações psicomotoras. Temos agora em mãos uma nova ferramenta de trabalho que se expande desde a década de noventa num ritmo bastante acelerado nas escolas de todo o Brasil, com incentivo do Ministério da Educação, e que os profissionais da educação física devem estar atentos para inserir esta atividade tão promissora na sua profissão, O JOGO DE XADREZ COMO MODALIDADE ESPORTIVA.
Para sentir a importância do xadrez e porque nós, professores de educação física temos de atuar dentro do contexto do mundo do xadrez, extraí da internet no site www.cdof.com.br, do CDOF este texto a seguir: Nas últimas décadas o xadrez ressurge como esporte, posição contestada, anteriormente, pela provável ausência do aspecto físico na sua prática. Nas olimpíadas de Sidney é aceito como esporte de demonstração e será reintegrado definitivamente às competições que valem medalhas a partir de 2004 em Atenas. Esta conquista do mundo enxadrístico deve-se, na sua essência, ao abrupto aumento do número de praticantes do xadrez após a popularização da Internet. O esporte por ser de fácil acesso, necessita apenas de um tabuleiro e de um jogo de peças para ser praticado, é amplamente praticado na rede mundial de computadores atraindo adeptos de todo o mundo.
Para a inclusão do xadrez nas Olimpíadas de Verão, a modalidade necessitou comprovar seu aspecto esportivo, a fim de convencer o COI (Comitê Olímpico Internacional) de que realmente era um esporte. Para tanto foram realizados estudos que comprovaram o xadrez como atividade física, sendo que, monitorados os batimentos cardíacos de jogadores em partidas de xadrez relâmpago, o resultado foi surpreendente. No ápice da disputa alguns jogadores apresentavam níveis de batimento cardíaco comparados ao de um corredor ao final da prova. Os altos níveis de atividade cerebral, o aumento da circulação sangüínea, da liberação hormonal e a movimentação, principalmente dos membros superiores, exigem do enxadrista uma boa capacidade física e sobretudo motora. Há de se salientar também o aspecto postural e emocional, trabalhados constantemente durante o jogo.
Outro aspecto que reforça o xadrez como esporte é a parte financeira. Os torneios em todo mundo movimentam, segundo a FIDE, cerca de 20 bilhões de dólares por ano. Tanto dinheiro causa muitas intrigas entre os jogadores profissionais. O ex-campeão mundial Gary Kasparov, após desavenças financeiras, rompeu os laços com a FIDE (Federation Internacional Des Échecs) e criou a PCA (Professional Chess Association), que logo depois transformou-se em WCC (World Chess Company). O Russo Kasparov alega que a FIDE retém as verbas dos jogadores, cartelisando o sistema de premiações. Entretanto ele não parece disposto a reatar laços com a entidade, pois indica ter descoberto uma mina de dinheiro ao entrar na ala financeira da promoção do xadrez. No final da década de noventa Kasparov assinou contrato com a IBM, de Bill Gates. O russo jogaria a cada ano um match contra um supercomputador da empresa a fim de promover o equipamento e a marca até ser derrotado. Nas três primeiras oportunidades Kasparov venceu com muita facilidade, porém na quarta vez, a IBM montou Deepblue, um monstro de silício que chegava a processar cerca de 200 bilhões de posições a cada segundo. O marketing sobre a disputa foi enorme, a IBM passava por um processo judicial e enfrentava novo concorrente. Só a vitória interessava à empresa. Após as primeiras partidas Bill Gates e seus assessores perceberam que o supercomputador não venceria Kasparov. Dizem que ofereceram-lhe então um cachê de 10 milhões de dólares para o russo perder. Kasparov aceitou, o mundo enxadrístico vaiou, ficando claro que o russo havia entregado as partidas. Entretanto a IBM alcançou seu objetivo e ganhou fôlego no mercado, sendo que no dia da vitória de Deepblue suas ações recuperaram-se de grande queda que vinham sofrendo gradualmente. Este é apenas um dos eventos que mostram a importância do xadrez como elemento de Marketing. Por estar relacionado à inteligência subjetiva e à esperteza, o xadrez é sempre procurado para promover algum produto que se relacione a estes dois elementos. FINAL DA PARTE I -O JOGO DE XADREZ, OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS MODALIDADES ESPORTIVAS. PARTE II.COMO ATUAR NO XADREZCom mais de dez anos ensinando xadrez como modalidade esportiva, atividades extra classe, recreação e lazer, atuando como técnico, coordenador técnico e auxiliar de árbitro na modalidade xadrez nos jogos escolares posso afirmar que os professores de educação física se sentirão muito à vontade para atuar nas atividades do mundo do xadrez.
O XADREZ é modalidade esportiva podendo ser comparada a qualquer outra modalidade como futebol, futsal, handball, voleibol, basquete, atletismo e tantas outras, por que tem todo um conjunto de técnicas, táticas, regras oficias da federação internacional e todo um valor pedagógico esportivo comprovado por muitos estudiosos no assunto. O professor de educação física terá que se adaptar ao xadrez como se adaptou a todas as outras modalidades, isto é, estudando, pesquisando, fazendo cursos básicos e de aperfeiçoamento, cursos de arbitragem e atuando na pratica em competições nos seus diversos níveis. É comum pensar que para ensinar xadrez é preciso ser um excelente jogador, um “crânio”, é puro engano, é o mesmo que pensar que para ser técnico no basquete tem que ser alto e jogar muito bem, conheço muito baixinhos que são excelentes técnicos de basquete e tem poucas habilidades, mas com sua vivencia, estudos e dedicação tornaram grandes técnicos, e isto pode também acontecer no xadrez, basta vivenciar, estudar e ter um pouco de dedicação a modalidade de xadrez.Portanto senhores professores de educação física é questão de ter percepção e sentir que é hora de agirmos e colocarmo-nos à disposição para ocupar este espaço que é tão promissor e com certeza surgirão cargas horárias da modalidade esportiva de xadrez em diversas escolas publicas e privadas de Mossoró.O Clube de xadrez da Escola Estadual Jerônimo Rosado, durante o primeiro bimestre do ano de 2005 estará dando cursos gratuitamente a todos os professores de educação física de Mossoró, como uma forma de divulgar e ampliar as atividades do xadrez Para isto é só procurar o professor William Pereira (O Pereirinha) e ver os horários disponíveis dos cursos básico de xadrez que começarão a partir de Abril. O clube de xadrez fica localizado na rua Ferreira Ítajubá s/n, bairro Santo antonio, Mossoró, RN, na ala oeste da ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, no antigo laboratório de física e funciona nas terças, quintas e sábados de 8:00 às 11:00 h.. Telefone para contato 314-4538 e 8837-0529O
XADREZ NAS ESCOLAS DE MOSSORÓ – UMA PEQUENA AMOSTRA-
Em Mossoró na rede privada e publica de ensino o xadrez avança sem parar sendo implantada nas escolas num ritmo bastante acelerado. Nas escolas particulares temos o CDSL que tem um Clube de xadrez há dez anos e participa ativamente de torneios nos jogos escolares, torneios no município de Mossoró, no estado e alguns torneios no nordeste. O CEAMO já colocou o xadrez entre as modalidades esportivas da escola para os alunos inscreverem-se em 2005 e estuda a possibilidade de implantar como disciplina opcional, O COLÉGIO PEQUENO PRÍNCIPE, O MATER CHRISTI, O COLEGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA, COLÉGIO MENINO DEUS receberam um projeto de xadrez elaborado por William Pereira e estão estudando a possibilidade de implantar o xadrez ainda este ano. O MILLENNIUM no ano de 2004 atuou nos Jogos escolares com técnico contratado para o xadrez. O CICLO DE APRENDIZAGEM POSITIVO –CAP – (Escola Localizada na rua João Cordeiro na antiga PLASMOL) Implantou o xadrez para alunos do fundamental nos primeiros meses de 2004 e teve participação brilhante nos jogos escolares municipal e estadual.Na rede pública o xadrez já existe na Escola Estadual Jerônimo Rosado há mais de 10 anos e atualmente funciona um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR, o primeiro clube de xadrez de escola pública da história da educação em Mossoró, e desenvolve aulas para alunos da própria escola e um projeto onde realiza oficinas de xadrez em outras escolas públicas estadual e incentiva a criação de clubes de xadrez. Na ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ABEL FREIRE COELHO, será implantada um Clube de xadrez escolar em 2005 em parceria com o Clube de xadrez da E.E. Jerônimo Rosado.
Na rede municipal de ensino está sendo entregue um projeto de xadrez nos moldes do que foi implantado na rede pública estadual, onde numa escola previamente selecionada cria-se um clube de xadrez com uma sala ampla para 30 ou 40 alunos da própria escola e executa oficinas de xadrez em outras escolas MUNICIPAIS, com cartazes, textos, fotos, aulas demonstrativas do jogo, encenações, torneios e outras atividades e incentiva-se também a implantação de um clube de xadrez nesta escola.
Na carga horária dos professores de educação física da rede pública estadual é permitido colocar aulas na modalidade de xadrez, existem professores que já atuam no xadrez há dez anos incluindo o xadrez em sua carga horária. Professores de Educação Física o campo é vasto, só precisa ser semeado.“UM BOM ENXADRISTA PRECISA SER VIGOROSO E ENERGICO COMO UM ATLETA”,ENGENHOSO E EXATO COMO UM CIENTISTA,E ACIMA DE TUDO DEVE SER ROMÂNTICO E SENSÍVEL COMO UM ARTISTA”. H. MELÃO JR.
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