William Pereira da Silva
Wilpersil2003@yahoo.com.br
A Educação Física escolar passa por sérias dificuldades de se impor como disciplina obrigatória e de por em pratica suas atividades. Várias são as causas que motivam o difícil funcionamento e aplicação da educação física escolar.- Política de supervalorização das modalidades esportivas (Professores preocupam-se somente em formar equipes para apresentar nos Jem’s e nos Jern’s, deixando a maioria dos alunos EXCLUÍDA das praticas esportivas).- Recursos materiais escassos (bolas, cordas, bastões, aparelhos de ginástica, aros...).- Pouca valorização do professor de educação física dentro do contexto escolar.- Desconhecimento de alguns diretores, supervisores e coordenadores da pratica e abrangência dos meios aplicados as aulas de educação física.- Descaso de alguns professores com a educação física escolar.- Falta de espaço físico adequado a pratica das atividades das aulas de educação física.- Ausência de apoio moral e ético de segmentos da escola.- Alunos não podem deslocar-se duas vezes a escola por motivos financeiros e transportes.- Alunos da zona rural não tem a mínima possibilidade de freqüentar as aulas de educação física em outro turno.- A aplicação das aulas de educação física nos horários normais de aulas não foi aprovada em várias tentativas.- Não aceitação de novas idéias e projetos.
Poderíamos citar mais e mais fatores que impendem o funcionamento normal da educação física escolar, mas torna-se necessário encontramos meios para mudar esta triste realidade. E nesta busca apresento sugestões para nós professores atuarmos com mais eficiência, é a EDUCAÇÃO FÍSICA DE INTERVENÇÃO. Exemplificarei a seguir o que vem a ser esta educação física. Antes de passar a explicação fundamental vejamos o significado das palavras para melhor compreensão dos termos apresentados:INTERVENÇÃO: Ato ou efeito de intervir; interferência.INTERVIR: Tomar parte voluntariamente; meter-se de permeio, vir ou colocar-se entre, por iniciativa própria.INTERVERSÃO: Ato de interverter; alteração da ordem natural ou habitual.EDUCAÇÃO FÍSICA DE INTERVENÇÃO é aquela aplicada em várias empresas e industrias do setor privado. Um profissional de educação física estimula os funcionários no começo, no meio ou no final do expediente a praticar exercícios físicos sejam eles de alongamentos, flexibilidade, elasticidades... Recreações, jogos etc.Na escola poderíamos fazer o mesmo, evidentemente com adaptações e elaboração das aplicações de forma conjunta com diretores, supervisores, coordenadores, professores e professores de educação física. Irei exemplificar dentro da minha realidade na E.E. Jerônimo Rosado.
Na escola temos dez professores de educação física, alguns somente desenvolvem modalidades esportivas, outros coordenam diversos projetos, uns tentam dar aulas de educação física e não conseguem(alunos não comparecem as aulas e não há punição nem acompanhamento de direção, supervisão e coordenação em alguns casos), e diversas outras atividades sempre obedecendo a normas da Dired, Codesp e secretaria de educação, e que nunca funciona de acordo com a realidade da escola, temos de quebrar esta dependência, temos de QUEBRAR A CASCA DO OVO, ser ousados deixando de lado determinações que ficam somente na fantasia de burocratas dentro de salas com ar-condicionado, não conhecedor da realidade palpável de nós professores, alunos e escola. Vamos encarar o novo modelo de uma gestão democrática, vamos aplicar os PCN”S, A LDB, romper com o conservadorismos que nos colocou nesta situação de desorientação, de descaso. É PRECISO MUDAR, impor o nosso saber, nossa experiência, nossa vontade.A partir da aplicação da EDUCAÇÃO FÍSICA DE INTERVENÇÃO seriamos divididos em grupos de dois, três ou quatro professores e durante as aulas normais das outras disciplinas, nos três turnos, entraríamos nestas salas em horários pré-estabelecidos intervindo para aplicar atividades de movimentos corporais. Os alunos seriam surpreendidos com atividades de alongamentos, recreação, jogos, palestras e atividades diversas ligadas à disciplina de educação física. Os alunos poderiam ser retirados da sala e levados para pátios, quadras, ginásios ou qualquer local apropriado a uma aula de educação física durante aquela aula em que houve a intervenção. Também poderíamos executar essas atividades de intervenção com os funcionários nos diversos setores da escola como secretária, biblioteca, cozinha e demais setores da escola, já que somos professores de educação física da escola e não somente professores de alunos.
Tudo levaria ao sucesso da empreitada devido à evasão ser zero, os alunos seriam pegos de surpresa, seriam aulas divertidas, participativas e dinâmicas, os professores de outras disciplinas teriam momentos diferentes em sala de aula, os professores de educação física estariam cumprindo sua carga horária, todos teriam ocupação e seriam felizes para sempre(As sugestões apresentadas podem ser adaptadas a realidade de cada escola, de cada professor).
Aliada a EDUCAÇÃO FÍSICA DE INTERVENÇÃO, poderíamos desenvolver um projeto dentro da escola de UM CLUBE ESCOLAR, onde utilizaríamos todos os recursos disponíveis na escola como auditório (Oficinas de teatro, apresentação de peças educativas)), ginásio de esporte (Torneios e campeonatos), sala de vídeos (projeção de filmes variados), sala de ginástica (academia de ginástica e dança), clube de xadrez(aulas, palestras, torneios), pátios(atividades de recreação e lazer), quadra de vôlei de areia, laboratórios de informática(cursos de informática para os pais e comunidade), biblioteca(Leitura de livros, revistas,jornais), cantina(refeitório e lanchonete) e ruas de lazer, enfim, tudo o que a escola dispões para tal finalidade, tudo isso para os alunos, pais, funcionários e comunidade em geral ter a escola como um clube, inclusive aos finais de semana. O quadro de professores de educação física da escola coordenaria as atividades deste clube com organograma e estatutos planejados e elaborados por todos (Funcionaríamos nos moldes dos clubes do SESI, SESC, Caixa Econômica, BB...). Inclusive tem alguns professores da rede pública que já tem experiência por trabalhar ou ter trabalhado em clubes da cidade, é questão de envolvimento, compromisso e dedicação à causa da escola pública.
Creio que esta seria uma forma de inovarmos e tentar mudar nossa realidade valorizando mais a escola, alunos, comunidade em geral e nossa profissão. E muito mais pode vir a ser feito, como aplicar testes e exames no inicio e final de ano letivo, bem, isto é outro projeto(PROESP-BR, INDICADORES DE SAÚDE E FATORES DE PRESTAÇÃO ESPORTIVA EM CRIANÇAS E JOVEM) que apresentarei em breve, aguardem.
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