Por William Pereira da Silvamailto:Silvawilpersil@hotmail.com
Inicio dos anos noventa lecionava a disciplina Educação Física Aplicada ao Magistério, onde no Centro Educacional Jerônimo Rosado, hoje Escola Estadual Jerônimo Rosado, funcionava o Curso de Magistério preparando professoras para ensino fundamental em nível de ensino médio. Dentro deste contexto utilizávamos os conteúdos da EDUCAÇÃO PSICOMOTORA OU DA PSICOMOTRICIDADE.
Nesta aplicação a educação psicomotora é entendida como uma metodologia de ensino que instrumentaliza o movimento humano enquanto meio pedagógico para favorecer o desenvolvimento da criança, conforme a define LE BOULCH (1983). Os princípios fundamentais dessa metodologia são oriundos da psicomotricidade que, enquanto área de conhecimento, estuda a conduta motora no processo de desenvolvimento do ser humano.
O objetivo principal era dar as alunas do Magistério conhecimentos suficientes para entenderem a importância dos movimentos corporais na educação das crianças. Fazer entender que O CORPO DA CRIANÇA É UM SÓ, já que tradicionalmente as escolas só visam o desenvolvimento intelectual das crianças como se elas tivessem somente cabeça esquecendo o resto do corpo. A Educação Física Aplicada ao Magistério associada à Educação Psicomotora foi um sucesso sendo aceita por toda comunidade escolar. Era assimilada com facilidade pelas alunas enquanto durou o Curso de Magistério que infelizmente foi extinto da rede publica estadual de ensino pela força da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – na qual só poderá lecionar no ensino fundamental quem possuir Curso de Formação Superior.
Durante os três anos lecionando esta disciplina percebi a importância da Educação Psicomotora para as crianças em geral e lamentavelmente não vejo sendo aplicada nas escolas da nossa região, se há alguma não é do meu conhecimento, e creio que não há.
O fator principal da Educação Psicomotora ou da Psicomotricidade é a visão global que tem das crianças considerando desenvolvimento dela de forma geral. Sendo de grande relevância educar a criança num todo, educar O COGNITIVO (a inteligência), A AFETIVIDADE (sentimentos e emoções), O SOCIAL (relações pessoais com ou outros) E O MOTOR (os movimentos em geral). Sempre em qualquer situação, em qualquer disciplina, em qualquer conteúdo levar em conta a criança NO TODO, nunca desassociar uma parte da outra.
Neste mesmo período em que lecionava no Centro Educacional Jerônimo Rosado havia a implantação de um projeto na rede municipal de ensino onde os professores de educação física atuavam aplicando juntamente com as professoras do ensino fundamental as atividades Curriculares inserindo conteúdos relacionados à PSICOMOTRICIDADE. Pioneirismo implantado pelo Professor Djalma Frota, tendo sucesso garantido melhorando consideravelmente o desenvolvimento das crianças na evolução da aprendizagem e nos esportes em geral. Mas como no Brasil, evidentemente em Mossoró, a educação é tratada em décimo lugar e é um eterno laboratório de experiências, onde alunos e professores são eternas cobaias a EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E A PSICOMOTRICIDADE foram abandonadas e esquecidas sendo as grandes perdedoras as milhares de crianças que tanto necessitam deste tipo de educação.
Temos de resgatar a Educação Psicomotora de uma forma ou de outra pela sua importância no desenvolvimento global da criança levando em consideração que só existe educação quando estamos sendo educado num todo. Preparando o corpo todo, não só a nossa inteligência, mas também as emoções, os sentimentos, as relações sociais, os movimentos em geral. Aprender O ESQUEMA CORPORAL, A ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL. Desenvolver as percepções diversas como olfato, tato, visão, paladar e audição, dando ao corpo a noção exata de como viver no ambiente coletivo, aprendendo a usar seu corpo através dos movimentos explorando cada detalhe, cada lugar do espaço, aprenderem a utilizar o tempo e tudo em volta com seus objetos.
Segundo as professoras Ângela Maria da Paz e Molinari Solange Mari Sens "A educação física, como ação psicomotora e por meio da educação psicomotora, incentiva a prática do movimento em todo o transcurso de existência do ser humano. Tal concepção fundamenta-se nos conceitos da educação permanente, como uma nova forma de evento educativo que atualmente tende a revolucionar os sistemas educacionais de todo o mundo. Ela diversifica-se em função das relações sociais, das idéias morais, das capacidades e da maneira de ser de cada um, além de seus valores; educa o movimento, ao mesmo tempo em que põem em jogo as funções da inteligência. A partir dessa posição, pode-se ver a relação intrínseca das funções motoras cognitivas e que, também pela afetividade, encaminha o movimento"
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