sábado, 3 de julho de 2010

ATVIDADES FÍSICAS REGULARES TEM IMPORTÂNCIA VITAL PARA MANUNTENÇÃO DA SAÚDE

Transposto do jornal o mossoroense 03/07/2010 - sábado - Caderno Cotidiano - http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/cotidiano8.htm

Atividades físicas regulares tem importância vital para manutenção da saúde

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (MS) mostrou que a população brasileira ainda não pode ser considerada adepta a uma rotina de exercícios físicos. A cada 100 brasileiros, apenas 16 praticam algum tipo de atividade leve ou moderada. Pode ser jogar futebol, caminhar ou praticar hidroginástica e musculação, o número de adeptos ainda é abaixo da expectativa. De acordo com o professor de educação física e especialista em desenvolvimento corporal Armando Gomes, o dado é preocupante.
"A prática de atividades físicas é de vital importância para manutenção da saúde; seria interessante um mínimo diário de 50 minutos de atividade (contando do alongamento inicial, passando pela fase principal do exercício, até o alongamento final)", explica o especialista. Ele explica que uma rotina ideal de exercício para manter a saúde, deve incluir três fases.
"Uma rotina considerada ideal de exercícios envolve 10 a 15 minutos de exercícios de aquecimento Depois um mínimo de 30 minutos de exercícios ou aeróbico (corrida, caminhada, pedalar, jump, step ou esteira), de força (musculação, localizada) ou esportes (futebol, vôlei e artes marciais). Ao final, mais 10 a 15 minutos de alongamentos e atividades de volta à calma", indica o professor.
Praticar exercícios físicos garante uma lista de benefícios à saúde de pessoas de todas as idades. Aumenta os níveis do colesterol bom; diminui o risco de enfarte; reduz o risco de diabete, hipertensão e ajuda no emagrecimento, além de ser um protetor cardiovascular. Se exercitar também é importante para a produção de endorfina, que reduz o estresse, a ansiedade e a depressão.
"Além do tempo de atividade, também o horário em que são praticados os exercícios é de grande importância. Se praticados ao final do dia, eles aumentam o metabolismo no período considerado de descanso, aumentando assim a incidência de insônia, alterando o relógio biológico", explica. Por isso, preferencialmente deve-se realizar atividades no fim da tarde ou durante a manhã.
É importante lembrar de procurar  um especialista e passar por uma avaliação antes de começar qualquer atividade. "A educação física proporciona um leque de atividades, sendo estas disponíveis para toda faixa etária e todas as situações econômicas. Portanto, dizer que não tem condições financeiras para pagar uma academia não é desculpa para ficar parado. A cidade de Mossoró possui belas praças para caminhada, existem pessoas praticando esportes por todos os lados, é só se enturmar com o grupo que mais lhe agrada e boa atividade", indica Armando Gomes.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger