sábado, 15 de maio de 2010

Conselho Tutelar constata que em 58% das escolas públicas da cidade não existe educador físico


 TRANSPOSTO DO JORNAL O MOSSOROENSE 16/05/2010 DOMINGO


Conselho Tutelar constata que em 58% das escolas públicas da cidade não existe educador físico

O esporte promove a inclusão de crianças e adolescentes retirando da ociosidade jovens em situação de vulnerabilidade social. Pela sua importância no desenvolvimento físico e social, a educação física integra o currículo escolar brasileiro. Entretanto, um levantamento realizado pelo Conselho Tutelar do município apontou que mais da metade das escolas municipais e estaduais na cidade não têm educador físico. O levantamento constatou ainda que 25% das escolas públicas não dispõem de área de lazer.
Segundo Flávio Roberto, presidente da 34º zona do Conselho Tutelar, a carência de profissionais de educação física nas escolas públicas na cidade foi diagnosticada durante as visitas do órgão às instituições educacionais. "Infelizmente constatamos que em 58% não há educador físico, essa é a triste realidade nas escolas públicas de Mossoró. O problema se torna mais pertinente na zona rural do município, onde a deficiência é maior. O esporte é muito importante durante o período de adolescência, pois ocupa mais o tempo dos jovens de maneira saudável e ainda faz com que os estudantes em situação de vulnerabilidade social fiquem longe das drogas e da violência. No entanto, lamentavelmente as escolas públicas estão em débito", revela Flávio Roberto.
Flávio Roberto atribui à falta de professores de educação física nas escolas públicas da cidade devido à falha dos gestores na realização de concurso público para preencher a necessidade do quadro de profissionais. "Já conversei com vários professores e eles me informaram há muito tempo não é realizado um concurso em âmbito estadual ou como municipal para contratação de educadores físicos, inerentes para suprir a demanda", explica o presidente do Conselho Tutelar, Flávio Roberto.
De acordo com uma mãe que prefere não se identificar, na escola estadual em que o filho estuda a diretora entrega apostilas com assuntos da disciplina de educação física para os alunos estudarem e depois aplica uma prova, podendo assim conseguir nota para o diário escolar e comprovar junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). "Desse jeito meu filho não vai praticar educação física e muito menos irá receber aula de um professor. Ele reclama muito, pois gosta muito de esporte", desabafa a mãe.
A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense procurou a Gerência Executiva da Educação e a Diretoria Regional de Educação (Dired) para solicitar o posicionamento dos órgãos gerenciadores da educação pública na cidade e se a previsão para realização de concurso público ou contratação temporária visando sanar a carência de profissionais. Porém, não obtivemos resultados.  

Nenhum comentário:

Powered By Blogger