sábado, 15 de maio de 2010

BENEFÍCIOS DA GINASTICA LABORAL


Jornal O Mossoroense 15/05/2010 - Sábado


Benefícios da ginástica laboral

Na busca pelo bem-estar dos funcionários cada vez mais empresas da cidade estão optando pela inclusão da ginástica laboral no cotidiano dos trabalhadores. Além de promover a saúde dos empregados, evitando lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais, a modalidade contemporânea da educação física eleva ainda a produtividade dos funcionários.
Segundo o professor de educação física Gomes Júnior, a ginástica laboral prepara o funcionário para o trabalho diário através da realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões. "A ginástica laboral gera muitos benefícios como: aumento da circulação sanguínea, relaxa e fortalece a musculatura, promove flexibilidade das articulações, evitando lesões que ocorrem com a realização diária de movimentos repetitivos. Além disso, dá mais vigor físico e melhora a disposição do funcionário", explica Gomes Júnior.
A ginástica laboral também proporcionar benefícios econômicos para as empresas, pois reduz o número de afastamento dos trabalhadores, aumentando a produtividade. "As empresas estão cada vez mais inserindo a ginástica laboral entre as atividades visando melhorar o desempenho profissional tanto no âmbito atividades braçais ou administrativas", frisa o professor.
O pedreiro Carlos Silva, após participar das sessões de ginástica laboral na empresa que trabalha, sentiu melhorar a disposição para enfrentar o trabalho diário. "Eu sentia muitas dores quando chegava o fim do dia, mas depois que passei a fazer os exercícios as dores nas costas desapareceram", revela o pedreiro.  
De acordo com o especialista, além de melhorar a saúde corporal do trabalhador, o encontro para a realização dos exercícios promove a socialização e integração entre os funcionários. "Os trabalhadores descobrem que é um momento, talvez o único do dia, em que podem se integrar. Podem sair das posturas rígidas, conversar com seus colegas e desligar das pressões, aliviando o stress com a reeducação postural e até melhora nos relacionamentos interpessoais. Com a preocupação da empresa com o bem-estar do funcionário, ele se sente mais valorizado", conclui o professor Gomes Júnior.  

Nenhum comentário:

Powered By Blogger