Notícias da Educação Física |
Posted: 04 Jun 2012 12:15 AM PDT As brincadeiras são de grande importância em nossas vidas, principalmente na infância. Quando estimulamos a criança com brincadeiras, observamos que seu desenvolvimento social, motor, intelectual, tende a ser bem mais rico, fazendo com que elas superem quase todas as propostas se tornando muito mais autônomas. É importante que façamos um acompanhamento das reações infantis perante as atividades que são executadas. Os pais são os primeiros a realizarem brincadeiras com as crianças, sendo assim quando elas chegam na escola já trazem uma certa experiência. Cabe a nós professores aproveitarmos esse momento e envolvê-las em nosso conviver. Alguns estudiosos afirmam que a função da criança é brincar, o que nos torna ainda mais responsáveis pelo cumprimento dessa tarefa, tentando descobrir de que forma vamos trazer a alegria e a felicidade nos momentos de troca de saberes com as crianças. Na escola não é diferente, a Educação Infantil é o momento chave, onde temos que desenvolver muitos potenciais nas crianças e as apoiar para que tenha momentos felizes e estimulantes, fazendo dos momentos em que passamos com elas inesquecíveis e prazerosos. Mas será que só até a Educação Infantil? Podemos realizar atividades lúdicas que contribuirão com a aprendizagem também no fundamental, com isso realizaremos um trabalho com o objetivo de aprender brincando. Muitas vezes nos prendemos aos conteúdos e achamos que não podemos utilizar atividades lúdicas. Se usarmos a criatividade seremos capazes de realizar bons momentos de aprendizagem com brincadeiras, jogos e outros recursos menos tradicionais. Pense nisso. Graduada em Educação Física - UNIFOA Autora dos livros: Oficina da Brincadeira e Continuando a Brincadeira - editora SPRINT/RJ |
Aulas de educação física deveriam contribuir mais para redução da obesidade Posted: 03 Jun 2012 10:34 PM PDT Pesquisadores afirmam que o hábito de praticar exercícios físicos deve ser conquistado até a adolescência. Caso contrário, o indivíduo têm maior possibilidade de se tonar sedentário e obeso. As informações fazem parte do artigo Intensidade e duração dos esforços físicos em aulas de Educação Física, publicado na revista Saúde Pública. Com o objetivo de avaliar a intensidade e a duração dos esforços físicos em aulas de educação física no ensino fundamental e médio, os pesquisadores perceberam que, além do tempo de aula a ser reduzido, a maior parte das atividades efetuadas pelos estudantes é de baixa intensidade. Apenas em um terço da aula são desenvolvidos exercícios que vão de moderados a vigorosos. Segundo o artigo, a escola apresenta um papel importante no desenvolvimento de hábitos que promovam um estilo de vida mais ativo de crianças e jovens. "Para parte expressiva dos jovens, as atividades escolares são as únicas oportunidades de desenvolvimento de atividade física", indicou. O documento também pontuou que, os exercícios físicos podem ser utilizado como um instrumento de modulação da saúde, em busca de equilíbrio das funções do organismo. A iniciativa exige compromisso com a intensidade, duração e a frequência da atividade. Os pesquisadores recomendam para os jovens, pelo menos, 60 minutos de exercícios de intensidade moderada a vigorosa na maioria dos dias da semana. |
You are subscribed to email updates from Informativo da Educação Física To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário