EDITORIAL | Professor, se você não conhece os conceitos de neuroliguistica recomendamos que começe a buscar mais informações sobre o assunto, pois ela pode supri-lo de ferramentas eficazes para melhorar o seu relacionamento com as pessoas, e em consequência com seus alunos.
Um dos conceitos difundidos na Programação Neurolinguistica ou PNL - outra denominação - é a possibilidade de criar "âncoras" motivacionais.
As âncoras da PNL são processos de associação de uma reação interna com algum estímulo externo.
Uma visualização prática sobre este conceito. Imagine que o seu aluno de treinamento personalizado não esta em um dia "muito inspirado" - tem aluno que parece estar sempre assim, não é mesmo?
Uma forma de contornar este tipo de situação usando este conceito é que através da observação e do "bate-papo", você identifique os "gatilhos motivadores" para a prática de exercícios. Musica, geralmente, é considerado um grande estimulante - pesquisas confirmam. Proporcionar a audição de uma única música ou de um estilo de preferência traz grandes resultados.
Mas o conceito de âncora, pode ser assimilado de várias maneiras. E para quem não acredita neste tipo de estudo algumas observações. O simples fato de mudar a roupa é uma forma de alterar o seu estado emocional, observe a expressão facial de alivio de alguns alunos quando tiram as "roupas de escritório" para treinar.
Outras pessoas aplicam os "gatilhos motivadores" de forma consciente. Um dos nossos colaboradores assiste ao filme "Rock, Um lutador" toda vez que precisa de um estimulo extra.
Mesmo sem ter consciência, acreditamos que você até já realize alguns desses diagnósticos e aplique no seu dia-a-dia, mas ter consciência do poder desta ferramenta pode ser um diferêncial na sua ascenção profissional.
Boa semana professor! | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário