EDITORIAL | Finalizando esta série de três editoriais, onde abordamos a Inovação, hoje, como haviamos dito, iremos apresentar um modelo resumido de um grande profissional e estudioso do tema.
A Inovação depende de pessoas e através de várias pesquisas chegamos à Tom Kelly, da Ideo, gerente desta renomada empresa de designer, que não se limita a criar apenas produtos. Ele indica a aplicação de quatro passos para identificar a necessidade de se oferecer um novo "produto/processo".
Para efeito de "ilustração", usaremos como exemplo uma academia de ginástica.
Primeiro é preciso identificar o problema ou a necessidade. Vamos imaginar que a nossa academia exemplo necessite de um sistema que estimule a criação de aulas novas e exclusivas. Uma recomendação importante é usar a observação, para identificar os "nichos" de trabalho, pois o questionamento direto com pessoas envolvidas - no caso alunos e outros professores - geralmente não traz bons "insights". As vezes a solução é até simples, pois apenas 1% das inovações envolvem a criação de idéias totalmente originais - isso foi confirmado por uma ótima pesquisa.
Após a indentificação é necessário considerar as multiplas perspectivas que envolvem a solução. Agora sim, é valido consultar professores, alunos e outros profissionais da academia, onde serão discutidas as situações que podem influenciar na implementação. Um dos grandes problemas neste tipo de trabalho é saber qual a melhor forma de estimular as pessoas envolvidas, no nosso caso, conhecimentos sobre liderança e gestão de pessoas se tornam valiosos nesta fase.
Uma sugestão da equipe da Ideo - que inclusive é o terceiro passo - é que todas as opções criadas devem ser implementadas e testadas, mesmo as mais improváveis. Um exemplo, verdadeiro sobre isso foi a criação de uma aula de Street Dance chamada "Black and White" - aconteceu em uma grande academia de São Paulo - onde dois grupos liderados por professores disputavam uma apresentação de passos de dança. Fez um grande sucesso e permaneceu um bom tempo na grade aulas.
Após testar todas as opções criadas, na ultima fase temos a implementação do melhor método criado, que agora sim será sujeito a criticas mais rigorosas e intensas, resultando na solução final.
Sabemos da simplicidade desta sugestão, mas ele pode servir de base para que você crie as suas próprias estratégias.
Crie, inove, faça a diferença professor!
| | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário