EDITORIAL | Existe uma força "irracional" psicológica que rege as nossa vidas. Denominada "Parcialidade de Diagnóstico" - vamos abreviar para PD, para facilicitar na sua leitura - esta ação é observada no momento em que rotulamos uma pessoa, ou uma situação, fechando os olhos a todos os outros sinais que contradizem a nossa opinião.
Exemplos na educação física não faltam, mas iremos nos atentar a duas situações, que consideramos as mais corriqueiras.
Nas aulas de educação física escolar é so olharmos para um aluno, que se destaca pela altura, para pensarmos que o melhor esporte para ele será o basquete ou o voleibol. Nas academias, precisamente nas aulas de ginástica, quando iniciamos um aula com um "cliente" novo, bastam alguns minutos para diagnosticarmos a necessidade de aplicar a "instrução individual" com mais frequência e já imaginamos todo o "trabalho" que esse aluno poderá dar nas outras aulas.
De forma inconsciente - na maioria das vezes - temos a tendência a atribuir certas qualidades a alguem, com base no valor percebido e não em dados objetivos. Rotulamos tudo e a todos.
Os desdobramentos de ambas as situações podem ser inumeros. Mas através da PD ambos os alunos, podem assumir as atribuições, que você professor aplicou - chamamos isso de "Efeito Pgmalião". No jogador de basquete/voleibol, por insistirmos no desenvolvimento dos "dotes atribuidos", veremos um futuro atleta para os jogos escolares e isso será reforçado a medida que ele "sentir" que possui as qualidades que o destacam. Quanto ao aluno "descoordenado" da aula de ginástica, dependendo da atitude do professor, aos poucos veremos mais um assiduo frequentador....da musculação.
PD influência diretamente no resultados dos seus alunos, fique atento a isso.
Boa semana a todos | | |
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