EDITORIAL | Conhecer e desenvolver alguns conceitos de psicologia, e em especial, a Psicologia Comportamental, que dá ênfase às interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos, é essencial para o aumentar a eficiência dos trabalhos do educador físico. Buscar informações sobre este tema nem sempre é facil. Existem dois conceitos que são os mais conhecidos por nós e isso levou a nossa limitação anos leva a limitar-se ao uso de dois conceitos, sendo, a "Hierarquia de Necessidades", desenvolvido por Abraham Maslow e mais recentemente o perfil DISC criado por Myers-Briggs - na realidade o nome correto é MBTI. Ambas as ferramentas são bastante funcionais, mas sinceramente, elas possuem uma características de "fórmula pronta" e sua simplificação exagerada leva a alguns erros de interpretação.
Em 2002 começou a surgir a "Economia Comportamental", que inclusive rendeu um Prêmio Nobel de Econômia a um psicólogo - no caso, Daniel Kahneman. Antes que você questione a relevância desta informação, explicamos que os conhecimentos de economia são bastante amplos mas a "Economia Comportalmental" se limita a estudar a dinâmica de interesses, motivações e decisões de pessoas em grupo.
Deixando de lado a formulação de "receitas de bolo", foram desenvolvidas algumas pesquisas, bem interessantes, que procuram revelar o por que de sermos levados a desonestidade, os motivos da procastinação, o que leva uma pessoa a pagar mais por um produto, entre vários outros estudos. Vamos citar alguns desses estudos nos próximos boletins, aguardem!
Boa semana todos | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário