EDITORIAL | Estão faltando Aulas Magnas na Educação Física. Caso você não conheça o conceito, esta aula se diferencia das demais, pois deve ser apresentada por um profissional de destaque e tem como objetivo ser grandiosa, com uma temática tratada de maneira ampla e consistente - como o próprio nome em latim afirma, pois, magna significa grande. Além de informar, tal aula, tem de "criar" uma sensação de euforia nos seus participantes.
Por isso a Aula Magna geralmente é ministrada no inicio do ano letivo para recepcionar os "calouros" do curso, apresentado os conhecimentos que serão desenvolvidos no decorrer de sua formação. Sim, existem Aulas Magnas que abordam um tema específico da profissão, mas por mais interessante que seja o tema, perde a grandiosidade, pelo simples fato de restringir-se a um assunto - pra nós a "magia" esta no todo.
Para ajudá-lo no entendimento da importância desta aula, imagine-se numa roda de amigos de várias profissões distintas e um deles pergunta sobre o que você aprende no curso de Educação Física e você fica sem palavras para demonstrar toda a "grandiosidade" presente no conteúdo acadêmico e acaba por se limitar em dizer obviedades - até visualizamos a seguinte frase "Aprendo sobre esportes, como dar aulas e outras coisas...".
Isso acontece em parte por culpa do próprio acadêmico - afinal, devíamos dedicar uma parte do tempo para analisar sobre o nosso aprendizado - mas, esta culpa deve ser divida também com as instituições de ensino que primam por compactar o conhecimento em matérias, que "brigam" para demonstrar ser uma mais importante individual.
Acreditamos que poucos estudantes tenham presenciado uma Aula Magna nos moldes apresentados neste editorial. E isso é uma pena, pois, temos a certeza que esta seria uma saída para a nossa valorização na sociedade.
Boa semana a todos. | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário