PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA – PDE William Pereira da Silva Estive participando em Natal da Qualificação na Metodologia do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE/ESCOLA. Promovido pela UFRN e SEEC/COEP/GGE/RN com a participação dos representantes das DIRED'S e das escolas Estaduais prioritários integrantes do Programa "COMPROMISSO DE TODOS PELA EDUCAÇÃO" em parceria com o MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO – MEC e O FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE perfazendo uma carga horária de 40 horas. Fui representando a Escola Estadual Jerônimo Rosado Foram cinco dias de estudos intensivos nas salas de Cedro no Praia Mar Hotel, no bairro Ponta Negra. Participaram cento e vinte e uma pessoas entre professores, supervisores, diretores e servidores das DIRED de quarenta cidades do Estado do Rio Grande do Norte (Natal, Mossoró, Extremos, Parnamirim, Baia Formosa, Monte Alegre, Nísia Floresta, São José do Mipibú, Vila flor, Canguaretama, Brejinho, Lagoa Salgada, Riachuelo, Serra Caiada, Ceará Mirim, Pureza, Rio do Fogo, Touros, Taipu, Maxaranguape, João Câmara, Caiçara dos Ventos, Poço Branco, São Bento do Norte, Areia Branca, Governador Dix-Sept Rosado, Upanema, Baraúnas, Grossos, Tibau, Apodi, Caraúbas, Pau dos Ferros, Água Nova, Alexandria, Coronel João Pessoa, Marcelino Vieira, São Miguel, Tenente Ananias e Umarizal).numa maratona realmente intensiva. Na nossa sala tivemos o prazer de ter como Promotora e coordenadora a Professora escritora da UFRN, Alda Araújo Castro que ministrou com competência todas as oficinas, perfazendo um total de seis. Estudamos tudo referente ao PDE relacionados às suas etapas de aplicação na escola. Foram estudados a Análise Situacional, Definição da Visão Estratégica e do Plano de Suporte Estratégico, Execução, Monitoramento e Avaliação, Identificação e Caracterização da escola e dos responsáveis pela Elaboração do PDE. A dinâmica consistia em trabalhos de grupo de cinco componentes com muito debates de discussões sobre cada assunto apresentado pela Professora Alda Araújo. Tivemos uma participação efetiva com cem por cento de freqüência e aproveitamento. O PDE é um Plano de Desenvolvimento da Escola que através de pesquisas detecta o nível de atuação da escola referente à média dos alunos e toda sua situação. Completado é enviado ao DIRED para correções e avaliações para depois enviar ao MEC para adquirir os recursos para melhoras às deficiências existente na escola, relacionado também aos índices IDEB. Durante as discussões um ponto foi discutido e que chamou a atenção de todos, era a relação existente entre o funcionamento da escola e a interferência de políticos. Além das deficiências existentes este fator torna-se crucial para o desmantelamento da rede pública e o péssimo funcionamento de muitas escolas, os políticos mais atrapalham que ajudam. O Governo Federal envia os recursos que muitas das vezes são desviados para outros setores ou mudam seu destino em detrimento de outras escolas, por isso fica evidente que umas escolas funcionam bem e outras não. Pelo investimento do Governo Federal nesta qualificação fica evidente que existem recursos de monta para a educação, para se ter uma idéia veja alguns números; destinado R$120,00 para passagens particpantes, diária de hotel de R$ 100,00 por cabeça, café, almoço e janta em Buffet de qualidade, honorários dos Palestrantes, material multimídia com Computadores, data-show, telões, material didático e camisetas, hotel quatro estrelas de apartamentos com ar-condicionado dando conforto aos participantes. Cada escola receberá um montante de acordo com as suas dificuldades, somente a Escola Estadual Jerônimo Rosado em Mossoró recebeu este ano R$ 16.000,00 ( dezesseis mil reais ) para aplicar nas disciplinas de Português e Matemática que tiveram índice baixo no ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB do ano passado. |
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