quinta-feira, 5 de junho de 2008

Situações didáticas – Educação Física

Situações didáticas – Educação Física

FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0213/aberto/mt_281446.shtml

Ação refletida

Práticas corporais precisam vir embaladas por pesquisas sobre o significado cultural que possuem e debates para incluir toda a turma 
Na contramão da ditadura dos esportes coletivos com bola, a tendência dos currículos modernos é tornar a Educação Física mais ref lexiva. "Todo movimento é carregado de sentido. Por isso, é preciso discutir a história e a inserção de cada um deles na sociedade atual", afirma Marcelo Barros da Silva, formador de professores e consultor de programas em Educação Física, de São Paulo. Pensando assim, Jussara Ladeia de Andrade, Marluza Secchin Malacarne e Iara Francisca Croce Tedesco, que lecionam para turmas de 1ª a 4ª série na rede municipal de Vitória, organizam cursostemáticos. Neste ano, o tema é a cultura afro-brasileira, que permite vivenciar e discutir a capoeira, o maracatu, o hip-hop e a inserção do negro em diversos esportes – como o futebol, escolhido para ser tratado pelos estudantes da EMEF Éber Louzada Zippinotti. "De tempos em tempos o jogo é interrompido para o grupo se manifestar e propor modificações nas regras. O objetivo é fazer com que meninos e meninas, inclusive os que têm deficiência física, participem", explica Jussara. É uma maneira de aplicar os princípios que devem nortear a disciplina (veja a seguir). "A perspectiva é atender todos e ajudar a respeitar a multiculturalidade e a diversidade de práticas corporais", afirma Marcos Garcia Neira, coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física da Universidade de São Paulo. 
Foto: Edson Chagas
BOLA DEMOCRÁTICA - Na EMEF Éber Louzada Zippinotti, meninos e meninas mudam juntos as regras do futebol
9 Leitura de práticas corporais
O que é
Ao ter contato com atividades físicas – por meio de vídeos, apresentações ao vivo etc. –, a turma interpreta o que vê. Assistir a partidas de futebol, a apresentações de dança e às Olimpíadas é uma forma de apresentar diferentes manifestações de cultura corporal, com a possibilidade de comentá-las e analisá-las.

Quando propor
Antes do início de uma nova prática e sempre que a turma for espectadora de alguma atividade física.

O que a criança aprende
Conhecendo mais sobre a cultura corporal de um grupo, ela passa a valorizá-la. Percebe ainda a ligação entre o movimento e as condições históricas, sociais e culturais que o originaram. Em uma apresentação de hip-hop, por exemplo, é possível identificar as semelhanças com outros ritmos afro e analisar as mudanças que a cultura de massa introduziu na manifestação.

Seqüência didática

10 Atividades práticas
O que é
Brincadeira, dança, esportes ou ginástica, com a adaptação da manifestação corporal às necessidades materiais, espaciais, de aprendizagem etc. A classe rediscute as regras para perceber que a adaptação faz parte da história dos esportes – modalidades como o futebol de salão ou o de areia nasceram assim. Em uma brincadeira de roda, por exemplo, é possível perguntar: todo mundo está conseguindo participar? Pode ser melhor se fizermos rodas menores? É essencial intervir para garantir que, a seu modo, todos estejam inseridos. Também é a hora de questionar alguns rótulos: ginástica rítmica é coisa só de menina?

Quando propor
Semanalmente. O ideal é apresentar ao longo do ano letivo um conjunto diversificado de exercícios para que as habilidades do grupo sejam contempladas – em vez de privilegiar apenas os "bons no esporte".

O que a criança aprende
Além da função lúdica, a prática do movimento ajuda na criação de regras de convivência para que todos participem (leia o quadro acima). Jogos, esportes e brincadeiras também estimulam o raciocínio estratégico e de códigos de comunicação.

11 Aprofundamento dos conhecimentos
O que é
A parte reflexiva das aulas. O aluno lê e realiza pesquisas e entrevistas sobre o movimento corporal. Vale pedir os resultados em painéis fotográficos, debates, seminários e produções escritas.

Quando propor
Após a parte prática, quando todos já tiveram a oportunidade de vivenciar as diferentes atividades.

O que a criança aprende
O papel da história, das condições sociais e da cultura de cada grupo nas práticas corporais. 

Quer saber mais?

CONTATOS
EMEF Éber Louzada Zippinotti, R. Natalina Daher Carneiro, 815, 29060-490, Vitória, ES, tel. (27) 3235-1082 

Marcelo Barros da Silva 

Marcos Garcia Neira

BIBLIOGRAFIA
Ensino de Educação Física, Marcos Garcia Neira, 232 págs., Ed. Cengage Learning, tel. (11) 3665-9900, 39,90 reais

Pedagogia da Cultura Corporal: Crítica e Alternativas
, Marcos Garcia Neira e Mario Luiz Ferrari Nunes, 296 págs., Ed. Phorte, tel. (11) 3141-1033, 29 reais


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger