sexta-feira, 6 de junho de 2008

A História do Futebol

As eleições para o Board da Wikimedia Foundation começaram. Vote!

Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ATENÇÃO: Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências, em desacordo com a política de verificabilidade. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes no corpo do texto ou em notas de rodapé.


Nota: Para outros significados de Futebol, ver Futebol (desambiguação).
Futebol
Olímpico desde: 1900 H / 1996 S
Desporto: Futebol
Praticado por: Ambos os sexos
Campeão Olímpico
Atenas 2004
Homens
 Argentina
Senhoras
Estados Unidos
Campeão do Mundo
Alemanha 2006 H
China 2007 S
Homens
 Itália
Senhoras
Alemanha

O futebol é o desporto colectivo mais praticado no mundo. É disputado num campo rectangular por duas equipas, de onze jogadores cada lado, que têm como objectivo colocar a bola dentro das balizas adversárias, não é permitido o uso das mãos, excepto pelos guarda-redes e nas cobranças dos arremessos laterais, (onde o jogador deve lançar a bola para dentro do campo com as duas mãos). Esse objectivo é chamado de gol (Brasil) ou golo (Portugal) - ambos os termos derivam da palavra inglesa "goal".

A meta ou baliza é um rectângulo formado por duas traves ou postes verticais, fincados no solo, uma trave ou travessão paralela ao solo e uma faixa branca posicionada no gramado exactamente abaixo do travessão. Ali fica posicionado o goleiro, ou guarda-redes,o goleiro só pode usar as mãos dentro da sua área, defendendo o gol. Uma partida de futebol é vencida pela equipa que marcar um maior número de gols. O torneio mais prestigiado do futebol é a Copa/Campeonato do Mundo FIFA, os maiores vencedores são Brasil (1958, 1962, 1970, 1994, 2002), Itália (1934, 1938, 1982, 2006) e Alemanha (1954, 1974, 1990).

Índice

[esconder]

História

A Criação da Football Association

Em 26 de outubro de 1863 em uma reunião entre os representantes de 21 clubes na Great Queen Street, em Londres na Inglaterra é criado a Football Association implantando regras ao futebol baseadas principalmente nas regras da Universidade de Cambridge e com algumas influências das regras utilizadas pelos times do norte da Inglaterra as chamadas Regras de Sheffield. O principal idealista da criação da Football Association foi Ebenezer Cobb Morley, o qual foi presidente da entidade entre 1867 a 1874.

Divergências e criação da Rugby Football Union

A primeira revisão das regras do jogo foi feita em uma série de 6 encontros. Ao final da série de encontros Francis Maude Campbell o primeiro tesoureiro da FA e representante do clube Blackheath retirou-se da federação após a retirada de 2 regras do esporte que eram baseadas nas regras da Rugby School (uma tiraria a possibilidade de utilizar as mãos e a outra tiraria a possibilidade de derrubar o jogador que portasse a bola com as mãos), outros clubes futuramente passariam a seguir o Blackheath que depois fundaram a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do rugby no mundo. Devido a uma grande quantidade de mudanças nas regras o futebol e o rugby se distanciaram e passaram a ser dois esportes distintos.

Primeiras partidas internacionais

A primeira partida internacional de futebol foi entre as seleções Inglesa e Escocesa no Hamilton Park, em Glasgow na Escócia, o placar final foi de 0-0. No ano seguinte a Inglaterra venceria a Escócia por 4-2.

Criação da FIFA

O futebol já estava começando a ser praticado em países da Europa fora da Grã-Bretanha e esses países sentiram a necessidade de criar uma organização reguladora do esporte, inicialmente a Grã-Bretanha foi contra, pois não aceitava outra entidade reguladora do esporte que não fosse a Football Association. Em 1904 numa união entre as associações de futebol da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça em Paris era criada a Fédération Internationale de Football Association. Ao longo do tempo a FIFA começou a espandir a sua influência pelo mundo, em 1909 a África do Sul se tornou a primeira nação não européia a se juntar a FIFA, Argentina e Chile entraram em 1912, e Estados Unidos e Canadá entraram em 1913.

O jogo

Partida profissional de futebol.
Partida profissional de futebol.

O desporto é praticado de acordo com algumas regras, resumidas aqui:

As duas equipas de onze jogadores cada, podendo substituir apenas três jogadores, disputam pela posse de bola para fazer um golo no adversário. A equipa que fizer mais golos vence a partida; no caso do jogo ser finalizado com o mesmo número de golos ele termina empatado (a não ser que o jogo seja de "eliminação", que aí deverá ser analisado o regulamento do campeonato para que seja conhecido o classificado, que pode ocorrer por prorrogação e penaltis ou diretamente em penaltis). Para conduzir a bola os jogadores não podem tocar na mesma com as mãos, braços ou antebraços. Qualquer outra parte do corpo é permitida para se dominar a bola e conduzi-la. A única exceção são os goleiros (ou guarda-redes em Portugal) e no caso de arremessos laterais. Os goleiros são jogadores únicos que ficam embaixo da trave e cujo objetivo é defender a baliza dos chutes adversários, podendo para tal usar qualquer parte do corpo, desde que esteja dentro de um espaço delimitado por linhas chamado de área (ou grande área).

Quando a bola sai pela linha de lado do campo, o jogo é interrompido e o time adversário àquele que pertence o jogador que tocou na bola por último deve devolver a bola ao campo; neste caso, para recolocá-la em jogo é necessário usar as duas mãos. E os escanteios ocorrem quando a bola sai pela linha de fundo do campo, tendo sido tocada por último por um jogador do time que está na defesa. O escanteio é cobrado sempre pelo time atacante. E neste caso deve ser recolocada em jogo com os pés. Quando a bola sai pela linha de fundo tendo sido tocada por último por um jogador do time atacante, deve ser cobrado o tiro de meta, que é executado pelo time da defesa. O tiro de meta é na maioria das vezes cobrado pelo goleiro, mas pode ser cobrado por qualquer jogador do time.

Num nível profissional poucos gols são marcados por partidas. Na temporada 2004-2005 da Premier League (Liga de Futebol inglesa) uma média de 2,57 gols por jogo foram marcados, e 88% terminaram com não mais que quatro gols. Porém, só 8% terminaram sem gols.

Esquemas táticos

As regras do futebol não determinam especificamente outras posições além do guarda-redes. Porém, com o desenvolvimento do jogo, um certo número de posições especializadas foi criada. As posições principais no futebol são:

  • O guarda-redes ou goleiro é quem protege a baliza. É o único jogador que pode usar as mãos, e mesmo assim só pode usá-las dentro da área de baliza e tem o tempo de 6 segundos para recolocá-la em jogo. A sua função é impedir que a bola passe pelas traves da baliza.
  • Os centrais ou zagueiros têm a função de ajudar o guarda-redes a proteger a baliza, tentando desarmar os atacantes adversários.
  • Os laterais ocupam as laterais do campo. Também ajudam o guarda-redes a proteger a baliza e normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo.
  • Os médios, meias, meio campista têm basicamente a função de fazer a ligação entre a defesa e o ataque da equipe, atuando tanto na marcação como nas jogadas ofensivas.
  • O avançado ou atacante tem a função fundamental de fazer o golo logo estão normalmente no campo adversário.

As posições definem a área do campo de atuação de um jogador, mas não o prendem a ela. Jogadores podem trocar de posições, sendo isso bem frequente. Os goleiros têm uma mobilidade menos versátil por sua função, mas também podem participar de cobranças de faltas e escanteios.

O número de jogadores em cada posição define o esquema tático do time, sendo os mais comuns na atualidade o 4-4-2, o 3-5-2 e o 4-5-1. A seleção italiana, no entanto, foi campeã da Copa do Mundo Fifa 2006 utilizando o esquema tático 4-4-1-1. Os números indicam a ordem sequencial de jogadores nas posições: o 4-4-1-1, por exemplo, significa que a Itália jogava com 4 jogadores mais defensivos( incluindo defesas centrais e laterais, que podem ser mais ofensivos, sendo aí chamados no Brasil de alas), 4 médios, 1 medio ofensivo e 1 avançado ou ponta-de-lança.

As regras

Ver artigo principal: Regras do Futebol

Existem no total dezessete regras para o futebol. Elas são estabelecidas pela International Board, e só podem ser alteradas pela mesma.

Jogadores e Equipamento

Goleiro (guarda-redes) tenta defender seu gol (baliza)
Goleiro (guarda-redes) tenta defender seu gol (baliza)

Cada equipe é composta de 11 jogadores (excluindo os reservas que são 7, no qual um deve ser o goleiro, porém, só podem ocorrer três substituições). O mínimo de jogadores permitido numa partida em andamento é de sete jogadores. Se uma equipe ultrapassar esse número (por expulsão ou impossibilidade de troca) o jogo é terminado com o placar com que foi finalizado.

O equipamento básico necessário são calções, uma camisa, meiões, um calçado (chuteira) e uma caneleira. Os jogadores são proibidos de usarem qualquer objeto que possa machucar outros jogadores, como jóias e relógios.

Um certo número de substituições pode ser feita durante o jogo. Em competições oficiais são permitidas no máximo três substituições. O número, entretanto, pode variar, sendo isso normalmente em amistosos. O jogador substituido não pode voltar a campo em uma mesma partida.

Árbitro

A partida é controlada por um árbitro, que terá "autoridade total para fazer cumprir as regras de jogo", sendo que "suas decisões sobre os fatos do jogo são definitivas". (Regra 5)

O árbitro é auxiliado por dois assistentes (bandeirinhas), que ficam nas linhas laterais do campo ajudando na marcação de faltas e impedimentos. Na maioria dos jogos oficiais há também um quarto árbitro, no caso de precisar substituir o árbitro que controla a partida.

Campo de jogo

Campo de jogo com as medidas oficiais
Campo de jogo com as medidas oficiais

O comprimento do campo de jogo numa partida oficial deve ser de 90-120 metros e a largura de 45-90 metros.

As duas linhas de marcação denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas são as linhas de meta. A bola, ao sair das linhas laterais, deve ser recolocada em jogo pelas mãos. Já nas linhas de metas há duas possibilidades: se o último toque na bola antes de sair foi feito pelo time defensor, será dado o escanteio (que é batido com os pés, nos cantos do campo) para o time atacante. Do contrário a bola é do goleiro do time defensor (tiro de meta).

O gol deve ter 7,32m de uma trave a outra e a distância entre o travessão (a trave superior) e o chão deve ser de 2,44m. As redes não são obrigatórias, apesar serem utilizadas em todos os torneios; elas só podem ser colocadas se estiverem presas de forma que não atrapalhe o goleiro.

Na frente de cada gol há a área penal (a grande área), que consiste em duas linhas perpendiculares à linha de meta, a 16,5m de cada poste. Essas linhas se unem com uma linha de 40,3m paralela à linha de meta. Toda essa área delimitada é a área penal.

Em cada área penal a 11m do ponto médio entre as traves há o ponto penal, onde a bola é colocada no caso de um pênalti.

O campo tem outras medidas além das descritas; vide a Regra 1.

Duração

As partidas oficiais são compostas de dois tempos iguais de 45 (quarenta e cinco) minutos cada um. Entre esses tempos há um intervalo, que não poderá exceder 15 (quinze) minutos. O árbitro da partida pode acrescentar alguns minutos ao final de cada tempo, devido ao jogo ter ficado parado por contusões ou substituições.

Acréscimos

Como o tempo de jogo é contínuo, ou seja, não pára devido às saídas de bola, faltas, gols e outros acontecimentos que possam parar o jogo, o juiz pode acrescentar alguns minutos a mais a cada final de um tempo. Este acréscimo serve para compensar situações específicas, como contusões, substituições, etc. O tempo de acréscimo é definido pelo árbitro e sinalizado pelo quarto árbitro através de uma placa eletrônica. Durante os acréscimos - caso julgar necessário - o árbitro pode acrescentar mais 1 minuto, também sinalizado através da placa eletrônica. Dificilmente ultrapassa três ou quatro minutos.

Tempo extra

Em algumas competições, se a partida terminar empatada, é concedido dois tempos extras de 15 minutos cada um, denominados prorrogação. Se o jogo continuar empatado, mesmo após o tempo extra, é levada para uma decisão de pênaltis.

Faltas e conduta anti-desportiva

Os jogadores são punidos com um cartão amarelo, e expulsos do jogo com o vermelho. Os jogadores são punidos com um cartão amarelo, e expulsos do jogo com o vermelho.
Os jogadores são punidos com um cartão amarelo, e expulsos do jogo com o vermelho.


Uma falta se dá quando um jogador comete uma das ações listadas na Regra 12, entre as quais incluem pontapés sobre o borrego, rasteiras, puxões nos testiculos, empurrões etc. O árbitro marca a falta e o time que sofreu a infração deverá cobrá-la no local onde ocorreu. Esta cobrança pode ser feita por tiro livre direto ou tiro livre indireto, dependendo da natureza da infração.

Nos tiros livres diretos, o jogador pode chutar a bola diretamente para o gol e nos indiretos, ele tem que tocar para outro jogador.

Ainda há uma falta especial, o pênalti (penalidade máxima). Ele ocorre quando uma falta é cometida dentro da área penal. Nesse caso a bola é colocada no ponto penal, e os dois times (com exceção do cobrador e do goleiro que irá defender a cobrança) devem ficar fora da linha da área penal, só podendo entrar nela quando a cobrança for feita. O goleiro deverá ficar na sua linha de meta, só podendo se deslocar para os lados, nunca para a frente. Qualquer contravenção a essas regras será punida com a repetição da cobrança.

Faltas mais violentas, que de acordo com a regra sejam típicas de uma conduta anti-desportiva, são punidas com um cartão amarelo. Se o jogador receber dois cartões amarelos na mesma partida, será expulso de campo, sendo-lhe apresentado o cartão vermelho.

O cartão vermelho é também usado em casos de faltas extremas, quando expulsa automaticamente o jogador do jogo.

Vantagem

No caso de uma falta ter sido cometida mas na continuação da jogada a bola continuar com a posse do time que sofreu a falta o árbitro pode optar vantagem, ou seja, não parar o jogo para marcar a falta, pois, parando o jogo nessa situação, beneficiará o infrator.

Foras-de-Jogo

Ver artigo principal: Impedimento

O impedimento é uma regra para impedir a chamada banheira (gíria do futebol para os jogadores que ficam só dentro da área penal adversária esperando pela bola). Ela caracteriza-se quando um jogador que poderia receber um passe, no momento em que este é executado, não tem entre si e a linha de fundo adversária pelo menos dois jogadores do outro time.

Quando um jogador não está em posição de impedimento, diz-se que há jogadores adversários dando condições a ele. Os jogadores a "dar condições" ao atacante podem ser um goleiro e um jogador de linha ou dois jogadores de linha. As exceções a regra do impedimento são unicamente os casos de lançamentos diretos de tiros de meta, arremessos laterais, escanteio; e situações específicas: quando o jogador a receber o passe encontra-se no campo de defesa ou quando está atrás da linha da bola.

O futuro do futebol

Estádio de futebol. Na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha foram dispostos telões que trasmitem a cobertura televisiva.
Estádio de futebol. Na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha foram dispostos telões que trasmitem a cobertura televisiva.

Difusão

O futebol vem cada vez mais se tornando um esporte popular em vários países sem muita tradição neste jogo. Esta é uma tendência mundial. Especialmente porque para se jogar futebol precisa-se de poucos recursos e equipamentos, uma bola e uma área plana (ou nem isso). Países pobres assim como países mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul, vem descobrindo esta modalidade.

Tecnologia

As inovações tecnológicas vem cada vez mais interferindo nas partidas. Muitas vezes, é possivel perceber imprecisões nas decisões do árbitro. A televisão, e os recursos de alta resolução de vídeo demonstram para o telespectador todas as nuances de uma partida em tempo real. Assim é possível visualizar diversos ângulos de uma jogada, que muitas vezes a equipe de arbitragem, os jogadores, e os torcedores em campo não poderiam ver.

Recentemente na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha foram dispostos telões de grandes dimensões nos estádios. As imagens televisivas permitem à torcida rever detalhes ampliados das jogadas. Porém, os lances polêmicos não são mostrados em replays nos telões dos estádios. Também, os árbitros estão usando um discreto sistema rádio-comunicador durante a jogo que permite a troca de informações entre a equipe de arbitragem.

Outro aspecto importante no esporte e por conseguinte no futebol vem sendo o emprego de tecnologia para a análise dos jogos através da utilização de scouts. O antes utilizado scout com papel e caneta já vem sendo substituído pelo emprego de sistemas computadorizados que são capazes até de fornecer dados em tempo real para técnicos, imprensa e torcedores. Exemplo disso pode ser observado aqui, onde os jogos da copa do mundo estão todos análisados a partir do viés da análise tática e quantitativa dos jogos.

Outras Variedades do Futebol

O futebol possui diversos esportes derivados de suas regras, em sua maioria versões modificadas das regras para determinado piso (areia, quadra) ou ao tamanho ou característica destas (paredes ao invés de laterais, campos gramados menores).

Variações FIFA

  • Futsal: Jogado em quadras similares a de Basquete e Handebol, com 5 jogadores de cada lado.
  • Futebol de Praia: Também conhecido pelo seu nome em inglês, Beach Soccer, é jogado em campos de areia fofa e também é praticado com 5 jogadores de cada lado.

Futebol Paraolímpico

  • Futebol-de-Sete: Projetado para atletas que sofram de Paralisia Cerebral.
  • Futebol-de-Cinco: Projetado para desportistas com Deficiência Visual (total ou parcial). Para igualar o grau de deficiência são usadas vendas nos olhos. Para descobrirem onde a bola se localiza, coloca-se um sino dentro da bola. Durante o jogo só é possivel gritar quando sair o gol.

Variações Independentes

  • Futebol Society: Variação jogada em campos gramados (ou artificiais) menores, com pelo menos sete metros de cada lado. Já existem campeonatos amadores na América do Sul.
  • Indoor Soccer: Popular nos Estados Unidos e ganhando atenção na América do Sul (Onde é conhecido como Showbol) é parecido com o Futsal, mas nas laterais e linhas de fundo se tem paredes como no Hóquei no gelo.
  • Futebol de Salão: Muitíssimo parecido com o Futsal, é decorrente de uma rixa entre a FIFA e a FIFUSA que era a única federação internacional de futebol de salão, As regras são consideradas mais clássicas, tendo a bola um pouco menor e mais pesada, entre outras diferenças.
  • Rush goalie: Praticado na Europa, Basicamente é um futebol Society onde a posição de guarda-redes não é definida podendo ser desempenhada por qualquer um dos jogadores mas não ao mesmo tempo. Em algumas variedades o guarda-redes temporário tem de avisar com um grito que está assumindo a posição.

Órgãos organizadores

Mundial

O orgão que cuida do futebol no mundo (assim como o futsal e o futebol de areia) é a FIFA ,cuja sede está localizada em Zurique, Suíça.

Continentais

Há seis confederações continentais associadas a FIFA, sendo elas:

Nacionais

Cada confederação continental esta constituida por confederações nacionais, como a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Regionais

Cada confederação nacional pode englobar federações regionais, como as federações estaduais no Brasil, onde organizam competições como o Campeonato Paulista de Futebol, no Estado de São Paulo, o Campeonato Carioca de Futebol, no Estado do Rio de Janeiro, o Campeonato Mineiro de Futebol, no Estado de Minas Gerais, o Campeonato Baiano de Futebol, no Estado da Bahia, o Campeonato Gaúcho de Futebol, no Estado do Rio Grande do Sul, o Campeonato Capixaba de Futebol, no Estado do Espirito Santo ... e por aí vai ...

Principais competições internacionais

Violência no Futebol

Ver artigo principal: Violência no futebol

A violência no futebol não é um fenômeno intrínseco ao esporte, muito embora não sejam raros os exemplos de manifestações violentas em partidas nos campeonatos ao redor do globo. No Brasil, onde são comuns conflitos entre torcidas de equipes rivais, uma pesquisa realizada em 1994 constatou que 15% dos integrantes das torcidas organizadas brasileiras tinham antecedentes criminais. [1]

Curiosidades do Futebol

  • Dia 19 de julho comemora-se o dia do futebol.
  • Universalmente conhecido, o grito de "olé" surgiu em 1958, quando Botafogo e River Plate se enfrentaram em um Pentagonal disputado na Cidade do México. Nesta ocasião, o jogador Garrincha driblava o zagueiro argentino Vairo, que teria ficado como um "touro", sem conseguir tirar a bola de Mané. Ao deixar o campo, Vairo se dirigiu impassível ao técnico Minela dizendo: "Não há nada a fazer, é impossível marca-lo". [2][3]
  • O clube com maior número de títulos nacionais é o Linfield, da Irlanda do Norte, com 81 títulos. Em segundo está o Rangers, da Escócia, com 74 títulos.
  • O Bochum (Verein Für Leibersübungen Bochum Fussballgemeinschaft EV), da Alemanha, foi fundado em 10 de Setembro de 1848 e é o clube mais antigo do mundo.
  • O goleiro mais gordo da história foi Foulke, jogador do Bradford City, da Inglaterra. Media 1,90m, pesava 141kg e, no final da carreira, chegou a jogar com 165kg.
  • A maior goleada do futebol no Brasil foi realizada pelo Botafogo em uma partida pelo Campeonato Carioca, quando em 30 de maio de 1909 fez o placar de 24 X 0 contra o Mangueira, obtendo uma média de um gol a cada quatro minutos. O maior artilheiro na partida foi Gilbert Hime com 9 gols, recorde somente superado por Dario "Dadá" Maravilha, em 1977. Dadá marcou dez gols na vitória do Sport Recife sobre o Santo Amaro por 14x0.
  • O Botafogo ostenta (junto com o Flamengo) o maior número de jogos invicto do Brasil (52 jogos). Interessante notar que o Flamengo ultrapassaria esse número, mas foi o próprio Botafogo que evitou tal façanha, derrotando o Flamengo e dividindo o recorde.
  • O maior estádio do mundo está localizado na Coréia do Norte. É o Estádio Rungrado May Day.[1]
  • Em 1950 passaram a ser usados números nas camisetas pela primeira vez.
  • Na virada do século XX para o XXI, a FIFA escolheu os Os Clubes do Século FIFA, o critério não era apenas por títulos, mas sim pela importância mundial do clube, tradição com grandes jogadores e participações em copas do mundo. Apenas três clubes brasileiros estão presentes: Santos em 5°; Flamengo em 9° e Botafogo em 12°
  • O bandeirinha passou a auxiliar o árbitro em 1874, marcando impedimentos e arremessos laterais.
  • O campeonato que reúne o maior número de clubes em todo o mundo é a Copa da Inglaterra, que possui cerca de 500 equipas divido pelas 3 divisões .
  • A cor mais utilizada por clubes de futebol nas suas camisas é a branca.
  • Segundo o Guiness, o Sport Lisboa e Benfica é o clube do mundo com mais sócios, cerca de 170.000. [4]
  • O clube com maior torcida do Brasil, é o Flamengo, com mais de 30.000.000 de torcedores. [5]
  • O atacante brasileiro Fabinho marcou o gol mais rápido da história das competições da FIFA ao abrir o marcador aos nove segundos de jogo contra a Nova-Zelândia (resultado final : 7-0) durante uma partida do Mundial sub-17, dia 18 de agosto de 2007, em Jeju, na Coréia do Sul. [6]
  • O time de futebol com mais troféus de vice-campeão é o América de Natal, com 43 vice-campeonatos.
  • O Grêmio está no Guiness Book - o livro dos recordes: jogou 3 partidas num mesmo dia, durante o dia 11 de dezembro, pelo Campeonato Gaúcho de 1994. Esses foram os resultados: Grêmio 0x0 Aimoré, Grêmio 4x3 Santa Cruz, Grêmio 1x0 Brasil de Pelotas.
  • O Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense é o único clube do mundo que não apenas venceu mas também se sagrou campeão com apenas 7 jogadores, na épica 'Batalha dos Aflitos'.
  • Há poucos clubes no mundo que conseguiram se sagrar campeão nacional de forma invicta. No Brasil o Sport Club Internacional é o único detentor dessa façanha, ao vencer o Campeonato Brasileiro de Futebol, reconhecidamente pela mídia esportiva internacional como o campeonato nacional mais competitivo e difícil de ser vencido no mundo, de forma invicta. Neste ano o Campeonato Brasileiro teve o número record de participantes: 94, pois nesse ano só teve apenas uma única divisão e Corinthians, São Paulo, Santos e Portuguesa não participaram. Fator este que torna esse feito ainda menos valorizado. Outra curiosidade é que além de o Sport Club Internacional terminar o campeonato sem perder nenhuma partida, encerrou a competição 19 pontos em vantagem em relação ao segundo colocado.
  • Na Inglaterra apenas o o Arsenal conseguiu,na Itália só o Milan e em Portugal o Benfica

Ver também

Portal A Wikipédia possui o
Portal de desportos
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}


Outros projectos Wikimedia também contêm material sobre este artigo:
Definições no Wikcionário
Citações no Wikiquote
Imagens e media no Commons
Notícias no Wikinotícias

Ligações externas


Referências

Ferramentas pessoais


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger