sexta-feira, 6 de junho de 2008

A História do xadrez

As eleições para o Board da Wikimedia Foundation começaram. Vote!

História do xadrez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Wikiprojeto Enxadrismo


O Xadrez é um jogo muito antigo, não se sabe ao certo a origem do jogo. Apesar de sua origem bastante controversa a lenda mais famosa é de que teria sido inventado por um sábio Hindu para alegrar um Rei que havia perdido um filho numa batalha.

Índice

[esconder]

[editar] Possíveis origens

Na história dos jogos de tabuleiro, o xadrez tem uma das origens mais controversas, podendo ser derivado de jogos encontrados na Índia, no Egito, na Assíria, na Pérsia (atual Irã), na China, na Grécia, na Arábia, na Irlanda e no Uzbequistão

Apesar de vários países afirmarem terem inventado alguma forma primitiva de xadrez, uma das versões mais aceitas é que o jogo teria se originado na Índia.[1] Uma das evidências seria que os nomes árabe[1], persa[2], grego, português e Espanhol[3] para xadrez, são todos derivados do Sânscrito चतुरंग, Chaturanga

Além disso, apenas a versão indiana contém todos os três animais: cavalo, elefante e camelo, que representam respectivamente o cavalo, o bispo e a torre no xadrez. A versão atual jogada em todo mundo e, em última análise, baseada em uma versão do Chaturanga que era jogado na Índia no século VI.

Acredita-se que os persas teriam criado uma versão mais similar ao xadrez, o Chatrang ou Shatranj[4].

Outra explicação, apoiada por Joseph Needham e David H. Li, é que o xadrez seria derivado de um jogo similar chinês, o Xiangqi (conhecido no ocidente como xadrez chinês, ou a um predecessor desse, que já existiria desde o século 2 A.C. Mas , a decisão não foi tomada para decidir quem criou o Xadrez, mas, possivelmente, a maior chance é que o Xadrez tenha sido criado na Pérsia (atual Irã) e que o Xadrez da China seja só uma das evoluções do jogo .

[editar] Índia

O jogo Chaturanga é aparentemente um ancestral do xadrez para 2 ou 4 jogadores.

[editar] Pérsia

Uma teoria bastante aceita é que ele se originou entre os reis da antiga Pérsia. Ele foi descrito em um manuscrito persa que explicou a terminologia, nomes e funções das peças com certo detalhe.

[editar] O Xadrez Moderno

Já o xadrez moderno foi basicamente criado a partir do século XV e finalizado, a menos das regras de empate, no século XIX.

O Xadrez Moderno, considerado entre os finais do século XVIII e a atualidade, é marcado pela sistematização de conceitos estratégicos como a prevenção, bloqueio, a superprotecção e a ocupação do centro do tabuleiro, por peças e não peões. Aaron Mimzowitsch foi considerado o pai desta nova escola "Hiper-moderna".

[editar] O Campeão Mundial

O título de campeão mundial está atualmente nas mãos de Anand, após vencer o campeonato pelo tíulo mundial ocorrido na Cidade do México em 2007.

[editar] Os computadores

Ao longo do tempo, o duelo entre as máquinas e o homem foi-se acentuando. O xadrez não é excepção. Em 2000, Gary Kasparov defrontou Deep Blue, um programa totalmente computurizado, perdendo o encontro, facto este que viria a marcar a forma de encarar os computadores neste desporto. Desde então sucedem-se as vitórias computurizadas sobre os seus criadores. Hoje, muitos sites oferecem Xadrez online, onde você joga com pessoas de outro lugar, pode não ser da mesma cidade, do mesmo estado, até mesmo não ser do mesmo país . Xadrez é um jogo de raciocino e paciencia .

[editar] A FIDE e outras associações

[editar] Ligações externas

Outros projectos Wikimedia também contêm material sobre este artigo:
Imagens e media no Commons
Definições no Wikcionário
Livros textos no Wikilivros


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger