Notícias da Educação Física |
- Artigo: A saúde dos atletas de alto-rendimento e os mega-eventos esportivos
- Artigo: Atividade física como ferramenta de promoção e manutenção da saúde física e mental de adolescentes
- Pesquisa: Formação e intervenção do personal trainer em academias de Florianópolis
Artigo: A saúde dos atletas de alto-rendimento e os mega-eventos esportivos Posted: 22 May 2012 08:24 PM PDT Introdução A problematização dos efeitos do condicionante esporte no processo saúde-doença do povo brasileiro surge no século 21 como tarefa de suma importância para melhoria do padrão de saúde da população e especialmente para o combate do ideário capitalista que ao longo dos anos tem transformado o esporte em mercadoria para obtenção de riqueza e instrumento de alienação. Segundo, Edgard Matiello Júnior, Paulo Capela e Jaime Breilh (2010):
Entretanto antes de abordamos mais detidamente estes aspectos pensamos ser importante para continuidade da discussão a apresentação dos conceitos atribuídos aos termos: processo saúde-doença e atleta de alto-rendimento. Termos que expressão um conjunto de formulações anteriores que se apresentam divergentes ou complementares entre si. Que foram desenvolvidas em um movimento de negação e superação do já existente. Em nosso caso estes conceitos, bem como o conjunto das formulações que aqui são apresentadas dizem respeito a proposições desenvolvidas no interior da LEPEL – Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer – UEFS, orientadas por estudos e pesquisas de três grandes campos: a Epidemiologia Social, a Medicina Social, e os estudos de pesquisadores da área da Educação Física que se propõe a superação da lógica linear que caracteriza Atividade Física enquanto sinônimo de saúde. Assim, homem é conceituado como ser histórico que define sua essência através das relações com o trabalho, com a vida social, ou seja, com as relações que estabelece com outros indivíduos ao transformar a natureza. (EGRY, 1996). Que, portanto abrange elementos biológicos, e históricos sociais. Já processo saúde/doença é concebido como processo histórico e dinâmico orientado pela forma como cada indivíduo se insere no modo de produção, na estrutura social de classes sociais. (EGRY, 1996). Ou seja, na dinâmica atual de modo de produção capitalista, caracterizada centralmente pela divisão social entre classes, determinada pela propriedade privada dos meios de produção. Meio de produção que englobam desde matérias primas, maquina e equipamentos, a instalações e força de trabalho. Sendo a saúde resultado do lugar em que o individuo ocupa na luta de classes e que lhe dá acesso ou não a moradia, saneamento básico, transporte de qualidade, lazer, serviços de saúde, etc. Os atletas de alto-rendimento Uma vez que a determinadas práticas corporais foram atribuídas os princípios da sobrepujança do outro, máxima técnica, competitividade, especialização – caracterizando-as enquanto esporte moderno. No cotidiano, sobre orientação do senso-comum os atletas de alto-rendimento são considerados o que há de 'melhor' no desenvolvimento de determinadas práticas corporais. Ou seja, indivíduos que apresentam um potencial físico que envolve: capacidade de reação e coordenação, bom tônus muscular, boa capacidade de movimentação, resistência articular para superar as altas cargas de treinamento, possibilidade de desenvolvimento de uma boa capacidade cardio-respiratória, resistência a resíduos metabólicos e agentes externos. Entretanto ao fazermos uma análise mais detida, aprofundando nossas lentes frente ao objeto, poderemos observar que a existência dessas potencialidades nos individuos é reflexo de diversos fatores. Determinações que em última instância são induzidas pela condição de classe e modo cultural de vida, e pelas práticas de estilo de vida pessoais determinadas pelo grupo social pertencente. (MATIELLO, E.J; CAPELA. P; BREILH. J, 2010, pág. 19). E que assumem centralidade quando analisado a partir da relação com o processo saúde/doença. No modo de produção capitalista os atletas têm sua força de trabalho utilizada na produção da riqueza de terceiros. Não fosse o próprio caráter exploratório em que estão submetidos, ainda impera uma injusta estrutura de trabalho que atinge a maioria destes trabalhadores.
Ao contrário do que se imagina 86,4 % dos jogadores de futebol no Brasil recebem menos de dois salários mínimos. Conforme pode ser observado no quadro abaixo:
Quadro: Estratificação de renda mensal de jogadores de futebol brasileiros (800 clubes com 12.000 jogadores). Fonte: Altuve (2002, p. 104 MATIELLO, E.J; CAPELA. P; BREILH. J, 2010, p.24). Ao produzir a riqueza dos empresários esportivos, dos administradores dos clubes esportivos e patrocinadores, os atletas despendem de força humana no sentido fisiológico e desgastam naturalmente a própria força de trabalho. Esse desgaste da força vital pode ser exemplificado quando realizamos uma pratica corporal e provocamos determinado gasto calórico, desgaste de músculos, nervos e articulações. Mas será mesmo natural o desgaste sofrido pelos atletas de alto-rendimento? Diante do grau de competitividade nos esportes de alto-rendimento, de máximo rendimento e de desenvolvimento das valências físicas orientada por uma busca desenfreada pelo estabelecimento de novos recordes, podemos dizer que o desgaste físico no esporte de rendimento não só, não é natural como é degradante. Se configurando, portanto como um perfil destrutivo no processo saúde/doença. As condições em que são submetidos os atletas de auto-rendimento chocariam qualquer ser humano não fosse o fetiche, a nuvem de encantamento colocada pela mídia de massa diante destas práticas. Não fosse a exacerbação e naturalização da competitividade estimulada pela ordem capitalista no cotidiano humano. E se a rotina de sofrimento e de desgaste físico dos atletas não fosse escondida a sete chaves. Distúrbios psicológicos, dores físicas diversas, redução drástica da defesa imunológica, terapêuticas cirúrgicas e medicamentosas são cenas corriqueiras ao dia-dia dos atletas. Outro elemento complicador é que quando do encerramento da carreira estes atletas continuam tendo que conviver com a maioria desses danos a saúde, além dos que são originários pela interrupção de sua prática (sobrepeso e obesidade devido a não ocorrência de destreinamento; distúrbios psicológicos e agravos provocados pelo alcoolismo e ou uso de outras drogas, provocados pela falta de preparo para lidar com o fim da fama e da gramou que os envolvia). Todos esses eventos ocorrem em meio a um intenso desenvolvimento tecnológico, a um altíssimo investimento financeiro e em um grau extremamente 'sofisticado' de pesquisas de capacitação profissional. Elementos que apesar do grau de cientificidade que possuem são insuficientes para eliminar os danos provocados à saúde desses individuos. Isso se deve em alguma medida ao fato do saber cientifico que envolve a área da Atividade Física e Saúde ao se orientar na noção de risco favorecer para que o atleta, mesmo tendo conhecimento dos prejuízos de determinados aspectos da vida esportiva, continuem a executá-los. Assim como o fumante que mesmo tendo conhecimento claro dos prejuízos provocados pelo fumo a sua saúde opta por continuar a fumar. Uma vez que a noção de risco atribuída ao fumante se propõe a mera orientação. Não contribuindo para eliminação dos elementos biológicos da dependência química e muito menos para eliminação dos elementos concretos que causam resistência ao abandono do ato de fumar. Que muitas vezes envolve problemas econômicos, estresse dentro outros fatores. A noção de risco no esporte de rendimento não perspectiva a superação dos determinantes ideológicos sociais e econômicos que envolvem e condicionam a ocorrência desses perfis destrutivos à saúde de seus praticantes. Segundo Matiello et al 2008,
Permanecendo dessa forma nos limites da superficial orientação e da culpabilização dos indivíduos. Em superação a noção de risco, defendemos a incorporação do conceito de processo apresentado pelo epidemiologista equatoriano Jaime Breill, que entende que o processo saúde/doença é mediado por fatores positivos e fatores destrutivos à saúde. E que devemos levar em consideração para além desses fatores os determinantes grupais e individuais que envolvem o processo saúde/doença. Na figura abaixo ao autor apresenta modelo explicativo: Ainda segundo Matiello et al 2008:
Diante do exposto e título de exemplificação podemos considerar a falta de saneamento que atinge 20% da população brasileira, ou os 57 % da população que não acesso a esgoto sem sobra de dúvidas como dois grandes fatores destrutivos a saúde da população. Por outro lado uma boa qualidade alimentar acesso a serviços de saúde, educação e lazer devem ser considerados como fatores positivos a saúde. Nesse sentido, fica evidente que o esporte de rendimento se apresenta como um fator destrutivo a saúde. Entretanto vamos nos deter e aprofundar mais um pouco a questão a fim de desvendar outros determinantes que envolvem a condição de vida e saúde desses trabalhadores. Quadro do perfil generalizado dos determinantes de saúde/doença dos atletas de rendimento.
Dessa forma, acreditamos que apesar de apresentar determinantes individuais e grupais favoráveis, os demais determinantes destrutivos que envolvem o alto-rendimento superariam os fatores positivos. Os atletas de alto-rendimento apesar de terem em sua amplitude acesso a boa alimentação, boa moradia, educação de qualidade, acesso a serviços de saúde com tratamento especializado, a atividade de lazer e uma boa posição econômica, os fatores destrutivos acabam superando o conjunto dos fatores protetores, provocando um estado de saúde/doença não desejado. Esporte de alto nível e investimento social È comum ouvirmos reclamações no meio esportivo de falta de investimento no esporte. Sempre próximo de mega-eventos esportivos lemos ou ouvimos matérias jornalísticas atribuírem em boa medida os baixos resultados brasileiros a falta de investimento no setor. O fato é que o governo brasileiro tem investido nos últimos anos muito mais recursos no esporte de rendimento do que na socialização do esporte. Mesmos os investimentos feitos no esporte escolar e no esporte e lazer tem por objetivo a preparação de atletas. Parece-nos obvio que alguns setores esportivos se tivessem maiores investimentos conseguiriam melhores resultados em suas competições. Entretanto experiências de popularização dos esportes em diversas nações nos demonstram que outra via é possível. Possibilitando-nos resultados muito mais duradouros e condizentes com a melhoria das condições de saúde da comunidade. O futebol no Brasil, o basquete nos EUA, o tênis de mesa no Japão, o kung-fu na China, o Xadrez em Cuba são alguns bons exemplos de que a socialização do esporte pode ser uma excelente medida inclusive com fins de supremacia nacional. Além dos equívocos apontados para política pública de esporte e lazer adotada pelos últimos governos que privilegia ações que incentivam a criação de atletas e a preparação para disputas internacionais, ainda temos acompanhado a aplicação de absurdos investimentos em mega-eventos esportivos. A justificativa para os altíssimos investimentos nesses mega-eventos esportivos é que ficaria um legado de infra-estrutura e se ampliaria a prática esportiva no país. Entretanto os jogos Panamericanos realizados no Brasil em 2007 nos apresentam provas claras e concretas do contrário. Neste episódio podemos observar: ataques as populações locais na tentativa de esconder as gritantes desigualdades sociais da cidade; falta de prestação de contas de mais de 1 milhão de reais, entrega de diversas construções realizadas com dinheiro público para mão de iniciativa privadas. Um bom exemplo é a do Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão) orçado inicialmente em R$ 100 milhões tendo um custo total bem acima do valor orçado. Custando aos cofres públicos cerca de 300 milhões e entregue ao Clube de Regatas Botafogo por R$ 40 mil mensais mais custos de manutenção. Os gastos gerais com o evento estavam previstos em R$ 532 milhões e chegaram a R$ 3 bilhões. Além desses elementos, a maioria das construções não significaram qualquer possibilidade de vivência da prática esportiva por parte da população. Na maioria dos casos a população que através dos seus impostos financia tais construções, apenas tem acesso a praticas desses esportes enquanto expectadores. E a maioria das vezes através da impressa televisiva. Segundo Matiello Júnior, Capela e Breilh (2010) a quantia gasta no PAN do Rio daria para construir mais de 15 mil estruturas esportivas de qualidade e diversificadas no país, o que poderia significar a construções de três novos espaços para práticas esportivas em cada cidade. Cálculos preliminares da CBF apontam que o governo deve gastar cerca de R$ 11 bilhões para se preparar para a copa de 2014. Já o projeto dos jogos olímpicos de 2016 está estimado em R$ 25,9 bilhões. Segundo plano de gasto alternativo elaborado pelo movimento planeta sustentável com base em órgãos governamentais, só o recurso da copa de 2014 daria para se investir:
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Posted: 22 May 2012 08:22 PM PDT Introdução A prática de atividades físicas tem sido um fator importante para a prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida, manutenção da saúde seja ela física ou mental (ALVES et al., 2005; MATIAS et al., 2010). Nesse sentido, Seabra et al. (2008) afirma que a epidemia atual de inatividade física e sedentarismo tem afetado especialmente a faixa etária que compreende os adolescentes, tornando-se um problema de saúde pública da sociedade atual. O sedentarismo entre os adolescentes é elevado tanto em países ricos quanto nos menos desenvolvidos, o que é acompanhado pela redução dos índices de aptidão física dessa com o passar dos anos em algumas populações (HALLAL et al., 2006). Esses dados apontam para uma perigosa estatística futura de adultos sedentários, ao passo que o sedentarismo pode ser precursor e agravar problemas cardiovasculares, câncer, diabetes, hipertensão arterial, além de aspectos relacionados à saúde mental. Reforçando assim, a importância da atividade física na adolescência (PITANGA e LESSA, 2005). A adolescência é um tempo de descobertas, que se caracteriza por profundas e abrangentes mudanças nos aspectos físicos e psicológicos (LIRA e DIMENSTEIN, 2004). Trata-se de um período de emoções intensas, pois nessa fase do desenvolvimento as pessoas começam a entrar em harmonia com a própria sexualidade, a necessidade de auto-afirmação, dentre outras situações que desviam a atenção dos adolescentes e diminuindo o nível da prática de atividade física (PIRES et al., 2004). Baseando nessa problemática que envolve a prática de atividade física na adolescência, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre os níveis de atividade física na adolescência, apresentando os benefícios físicos e mentais relacionadas à prática de atividade física. Fatores associados à prática de atividade física na adolescência Segundo Sallis (2000), a redução dos níveis de atividade física é um fenômeno evidente na literatura epidemiológica durante a adolescência. Para o Pra o autor, a redução ocorre, geralmente entre os 13 e os 18 anos, tanto para homens quanto para mulheres. Estudos norte americanos mostram que 54% dos adultos não praticam atividade física regularmente e mais da metade dos adolescentes têm vida sedentária, sendo que a maior parcela é do sexo feminino (ALVES et al., 2005). Ainda nessa problemática, Alves et al. (2005) verificaram se a pratica de esportes na adolescência exerceu influência na freqüência de atividade física e lazer na vida adulta. Entre os adultos investigados, apenas 22,5% eram praticantes de atividade física e lazer, no entanto, 94,1% destes adultos ativos foram atletas na adolescência. Neste caso, a prática sistemática de atividade física ou esporte contribuiu para uma vida adulta ativa. Como a atividade física na adolescência é fator importante para um adulto ativo, é necessário buscar iniciativas que estimulem os adolescentes para a prática levando em consideração a preferência dos adolescentes para determinada atividade física. Tal informação será preponderante para fomentar o esporte e a atividade física nessa faixa etária da população (AZEVEDO JUNIOR, ARAÚJO e PEREIRA, 2006). Muitos são os problemas que os adolescentes podem enfrentar nessa fase da vida, gravidez, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, obesidade, depressão e grande tempo livre dedicado a televisão, computador e jogos eletrônicos (GODINHO et al. 2000; MALCON, MENEZES e CHATKIN 2003; GOMES et al. 2002; PECHANSKY, SZOBOT E SCLVOLETTO 2004; PINHO e PETROSKI 1999; BAHLS 2002; SILVA e MALINA 2003). O nível de atividade física e o tempo despendido em frente à televisão têm sido, em muitos casos, associados com a ocorrência de sobrepeso/obesidade. Essa relação foi investigada com uma amostra de adolescentes e o sobrepeso/obesidade foi encontrado em 8,7% da amostra. Observou-se também que o sobrepeso ocorreu em indivíduos que assistem televisão mais de três horas/dia. A partir desse valor a prevalência aumenta proporcionalmente ao acréscimo no número de horas de TV (SILVA e MALINA, 2003). Outra ocorrência freqüente entre os adolescentes é o tabagismo, sendo mais um problema que pode causar transtornos a vida dos adolescentes. Horta et al. (2001), verificaram um elevado índice de tabagismo entre adolescentes, na amostra estudada, 11,1% eram fumantes regulares, 6,8% eram ex-fumantes e 82,1% nunca haviam fumado regularmente. Alguns fatores fizeram com que os adolescentes iniciassem no hábito de fumar, dentre eles estão: não estar estudando, reprovação escolar, pais separados e associação com o consumo de bebida alcoólica. Guedes et al. (2005) reforça a necessidade de uma intervenção com prática regular de atividade física para diminuição do tabagismo na adolescência pois, a tendência de aumento do risco de pressão arterial elevada e de lipídios pode aumentar duas vezes em fumantes quando comparados com não-fumantes. Segundo Seabra et al. (2008), o nível socioeconômico tem sido uma variável que pode influenciar sobre a quantidade de atividade física dos adolescentes. Seabra et al. (2008) e Viana, Andrade e Matias (2010) ainda afirmam que essa relação não está bem clara, pois os resultados dos estudos divergem e muitas vezes a instrumentação utilizada, para fazer a avaliação, pode estar confundido os pesquisadores. Os estudos são divergentes quanto à prática de atividade física na adolescência no Brasil, como podemos ver nos estudos: Silva e Malina (2003) encontraram uma prevalência de sedentarismo de 94% entre as meninas e 85% entre os meninos, indo contra aos estudos de Reis e Petroski (2005) e de Viana e Andrade (2010). No primeiro, foi encontrado 65,1% de meninos ativos e 47,6% de meninas ativas, já no segundo, 67,6% dos adolescentes praticavam algum tipo de atividade física com regularidade. Apesar dos estudos atuais mostrarem dados relativamente melhores para o nível de atividade física, a proporção de adolescentes sedentários ainda é muito alta (VIANA, ANDRADE e MATIAS 2010; SILVA et al., 2008; SOUZA E DUARTE, 2005; VASQUES e LOPES, 2009). Uma maior atenção deve ser dada para as meninas em relação à prática de atividade física pois, quando comparadas aos meninos, elas tiveram um nível significativamente baixo de atividade física e, conseqüentemente, maior nível de sedentarismo (MATIAS et al., 2009; MATIAS et al.,2010; VIANA e ANDRADE, 2010; VIANA, ANDRADE e MATIAS, 2010). Benefícios da atividade física na adolescência Os benefícios da prática de atividade física para todas as idades já são conhecidos e bem documentados cientificamente. Apesar de todos conhecerem a importância da atividade física como promoção de saúde ainda há uma alta prevalência de sedentarismo em todas as idades. Entretanto, em adolescentes os estudos representativos são escassos e os resultados não são convergentes (TASSITANO et al., 2007). Observando o benefício da atividade física no combate da obesidade, Sabia, Santos e Ribeiro (2004) compararam o efeito do exercício físico aeróbio contínuo e exercício anaeróbio intermitente associado a uma orientação alimentar sobre as medidas bioquímicas e a capacidade física de adolescentes obesos. Os resultados foram satisfatórios para os pesquisadores, pois com um programa de treinamento e alimentação controlada conseguiram diminuir significantemente as medidas antropométricas nos dois tipos de exercício e mantendo também em números satisfatórios na avaliação bioquímica. Corroborando com o estudo anterior, Pinho e Petroski (1999) encontraram diminuição da taxa de adiposidade corporal em adolescentes devido à prática de atividade física. Adolescentes com atividade física regular demonstram melhor qualidade do sono, enquanto os adolescentes menos ativos possuem um sono ruim e com baixa eficiência, conseqüentemente, estes podem ter menor disposição ao longo do dia (MELLO e TUFIK, 2004). Corroborando com o estudo anterior, também foi encontrado que adolescentes mais ativos fisicamente tendem a ter melhores indicadores de estilo de vida que os sedentários, como atividade física regular, nutrição com qualidade, controlar o estresse, manter relacionamentos positivos e manter comportamentos preventivos (ROLIM et al., 2007; MATIAS et al., 2009). A atividade física também pode realizar um fator de melhora na auto-estima do adolescente, ela gera um sentimento de auto-aceitação de seus corpos e uma sensação de bem-estar com o seu "eu" físico, melhorando também sua competência esportiva e aptidão física (ZAMBONATO, 2008). De acordo com Matias et al. (2009), mesmo evidenciando que a relação não é tão clara, encontraram em uma amostra representativa de adolescentes que a atividade física aumenta a percepção de auto-eficácia. O estudo de Matias et al. (2010) vem confirmar os benefícios da atividade física na melhora na saúde mental. Nesta pesquisa com adolescentes, as meninas que mais praticavam atividade física se mostraram mais satisfeitas com o seu corpo, no entanto nos meninos essa relação foi inversa, conseqüentemente os meninos se mostraram mais ativos e mais satisfeitos com seu corpo. Nessa mesma linha de raciocínio dos aspectos psicológicos, Viana, Andrade e Matias (2010) observaram que os adolescentes mais motivados intrinsecamente têm maior nível de atividade física quando comparados com os motivados extrinsecamente e os desmotivados. Quanto à adoção de melhor estilo de vida, um estudo de Valois et al., (1996) envolvendo 4800 adolescentes americanos, mostrou que níveis mais altos de atividade física relacionavam-se a menor uso de maconha e cigarro, tratando das melhora psicossociais da atividade física nesta faixa etária. Considerações finais A presente pesquisa evidencia que há uma grande parcela dos adolescentes que não pratica e não pretende começar praticar atividade física. Evidencia-se uma preocupação com as meninas devido à grande diferença de atividade física e sedentarismo, quando comparadas com os meninos. Inúmeros são os benefícios que a atividade física proporciona aos adolescentes, tanto na saúde física, quanto na mental. Entre elas estão o combate a obesidade, melhora nas valências físicas, aumento na qualidade do sono, melhora a auto-estima, diminuição no tabagismo, melhora a percepção de auto-eficácia, controle do estresse, melhora na qualidade da nutrição, além da melhora dos estilos de vida em geral. Sugere-se aos profissionais de educação física que utilizem a prática de atividade física com ferramenta de promoção e manutenção da saúde física e mental dos adolescentes. Referencias
Autores:
Rodrigo Batalha Silva* Thiago Sousa Matias** Maick da Silveira Viana*** Ricardo Brandt*** Alexandro Andrade**** (Brasil)
*Bacharel em Educação Física. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC **Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Professor do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC ***Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC ****Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pesquisa: Formação e intervenção do personal trainer em academias de Florianópolis Posted: 22 May 2012 08:20 PM PDT Introdução Um maior número de indivíduos tem procurado os serviços de um especialista em prescrição individualizada de condicionamento físico e esta procura tem sido caracterizada por pessoas de diversas faixas etárias, com diversos intuitos: não só a busca pelo corpo ideal, mas também a busca da saúde. As pessoas estão interessadas não só com o aspecto estético, decorrente da prática de atividade física, como também com o aspecto saúde. Além, é claro, daquelas pessoas que se preocupam em melhorar seu desempenho para diversos objetivos com musculação segundo diversos autores (CARNAVAL, 1995; SANTARÉM, 1996; VERKOSHANKI, 2000) como: Competitivo; Preparação Física; Profilática; Terapêuticos; Estética e Recreativo. Alguns profissionais de educação física viram nesse mercado uma forma de ganhar autonomia e dinheiro. Só que outros, sem qualificação necessária, perceberam a oportunidade e passaram a oferecer o mesmo serviço, na maioria das vezes sem a qualidade desejada. Por isso, deve se investigar a formação do Personal Trainer certificar-se de que ele tem formação universitária em educação física, cursos de especialização e ainda averiguar suas referências. Segundo BARROS (2005) "Personal Trainer é a denominação inglesa usada que, na prestação de serviços para não-atletas, significa orientador particular ou individual, ou privado de exercícios físicos, e para atletas treinador particular, individual ou privado, ou preparador físico. Segundo a resolução nº 046/2002/CONFEF, "o Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à aquisição do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo." Deve dominar o conhecimento de diversas atividades físicas e saber como treinar os indivíduos como um ser total, respeitando suas individualidades na busca da saúde e satisfação pessoal. Com ares de "modismo", esta perspectiva de atividade foi introduzida no Brasil, segundo Rodrigues (1996), no início dos anos 90, no século XX. Entendo que esta perspectiva parece ter agregado novos papéis às corriqueiras atividades exercidas pelo professor de Educação Física no segmento do Fitness. Desta forma, Rodrigues (1996) parece delinear um desses novos papéis quando define o Personal Trainer como uma "super microempresa" que vende serviços de aptidão e visa conquistar o cliente, satisfazê-lo e mantê-lo fiel. Segundo o CONFEF, o Personal Trainer é o profissional graduado/bacharel em Educação Física habilitado a desenvolver e aplicar programas de atividade física de forma individualizada, oferecendo o produto Personal Training. Resolução nº 046/2002/CONFEF Estes têm sido procurados com o intuito de prestarem a dedicação que está sendo escassa nas academias. Pessoas que buscam resultados em curto prazo, minimizar o descontentamento estético ou ainda para fins terapêuticos ou por recomendação médica. Entretanto a procura evidenciada pelos Personal Trainers exige uma qualificação destes, tanto quanto, ou até maior, da que é exigida nas academias. Porém, de acordo com o Código de Ética do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF os graduados com Curso de Bacharelado em Educação Física que esteja registrado no CREF pode intervir em qualquer área de atividade física e/ou desporto, logo, como Personal Trainer também, desde que esteja preparado para esta função. Isto mostra que ser Personal Trainer não é sinônimo de qualidade profissional suficiente para todas as demandas. É preciso que esteja apto e/ou capacitado para atender e orientar diferentes tipos de clientes, ou seja, as diferentes demandas. Prescrições qualificadas de exercício em cima de objetivos diferentes como, aumento da massa muscular (hipertrofia muscular), esportes de alto rendimento e ainda populações especiais como: obesos, cardiopatas, hipertensos, diabéticos, entre outros. Barros (2000) cita que o futuro da profissão em Educação Física, além da regulamentação, depende da competência técnica - cientifica e qualidade ética dos seus profissionais. Um professor/treinador competente que assuma um compromisso altruísta com a profissão e com a sociedade, de prestar sempre o melhor serviço a um número cada vez maior de pessoas, retrata o perfil desejado. Este estudo teve como objetivo investigar a formação, atuação e ainda procurou identificar características da pratica dos profissionais que atuam como Personal Trainer em Florianópolis. Materiais e métodos Fizeram parte deste estudo 21 profissionais de educação física, com média de idade de 30,1 (±5,2) anos, registrados no CREF, que atuam como Personal Trainers na academia "World Gym", (Florianópolis, SC – Brasil). A escolha da academia ocorreu intencionalmente, por ter sido considerada por Kloster (2004) a academia com o maior quantidade de Personal Trainers atuantes na região. Todos foram informados sobre os procedimentos de coleta e assinaram um termo aceitando participar do estudo, que obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Para coleta dos dados foi aplicado um questionário elaborado pelos pesquisadores onde foram abordados dados referentes à idade, tempo de atuação, formação acadêmica, aperfeiçoamento técnico, área de atuação e características da prática. Em seguida os dados foram organizados e armazenados em SPSS 17.0 for Windows para posterior análise, que foi feita através da distribuição de freqüências simples e relativas, e estatística descritiva (percentagem, média e desvio padrão). Resultados e discussão Os dados obtidos neste estudo mostraram que os Personal Trainers são bastante jovens, apresentando uma idade média de 30,1 (±5,2) anos, 80,95% atuam na área a menos de 10 anos. Esses dados corroboram os estudos de Domingues e Santos (2001) que indicaram que esse ramo de atuação é dominado por jovens, variando entre 20 á 40 anos. Aguiar, Soares e Guimarães (2008), afirmam que estes têm um tempo de atuação no mercado médio de 5,5 anos. A tabela abaixo traz dados referentes ao tipo de instituição de ensino superior onde os Personal Trainers foram graduados, classificadas de acordo com sua dependência administrativa. Tabela 1. Instituição de formação dos Personal Trainers de acordo com a dependência administrativa
Verificou-se que 81% dos profissionais possuem pós-graduação Lato Sensu, estes dados mostraram-se superiores aos resultados encontrados por Domingues e Santos (2001) em Santos- SP, onde apenas 39% dos Personal Trainers possuíam pós-graduação Lato Sensu. Ramos et. al, (2008) enfatizam que há um destacado interesse dos egressos pelo prosseguimento formal dos estudos. Em uma pesquisa realizada por estes, 53 dos 82 participantes continuou estudando e se aperfeiçoando, após concluir a graduação. A idéia da educação continuada tem sido incorporada por estes na perspectiva de que o profissional está sempre em processo de formação e que a educação profissional não deve se esgotar. A Tabela 2 mostra as áreas de especialização dos Personal Trainers entrevistados e a tabela 3 indica as instituições onde eles se especializaram quanto a sua dependência administrativa. Tabela 2. Área de especialização
* MBA-MKT, ADM-MKT
Tabela 3. Instituição de Pós-graduação dos Personal Trainers de acordo com a dependência administrativa
Quando questionados a respeito dos cursos de atualização e aperfeiçoamento, verificou-se que existe uma grande preocupação em atualizarem seus conhecimentos. Todos os entrevistados possuem mais de um curso de aperfeiçoamento em diferentes áreas (Ver tabela 4). Tabela 4. Áreas de aperfeiçoamento citadas
* Fisioterapia, Psicologia , Treinamento , Pilates , Reabilitação, Coordenação de academias, Treinamento alto rendimento, Biomecânica , Nutrição Esportiva, Avaliação Física, Ginástica , Laboral Os dados apresentados acima confirmam os estudos de Moscastello (2009), que traz que o profissional deve embasar seus conhecimentos científicos nas áreas de Metodologia do Treinamento Científico, Fisiologia do Exercício, Biomecânica Aplicada, Aprendizagem Motora e Avaliação Física. E ainda ter experiências anteriores relacionadas à Avaliação e Prescrição de Exercícios de Força, Resistência e Alongamento; tanto isoladamente como de forma conjugada, baseada em um plano de organização sistematizado. As mesmas informações foram obtidas nos estudos de Ramos et. al, (2008). Verificou-se ainda que as principais formas de atualização são cursos, congressos e simpósios. Quanto à realização de estágios na área observou-se que 86% dos Personal Trainers realizaram estágio, estes dados reforçam as afirmações de Betti (1993 apud Ramos et. al, 2008) que em seu ensaio sobre as perspectivas na formação profissional, destacou a importância dos estágios como o momento do universitário ver na prática as teorias estudadas em sala, uma vez que nem tudo se aprende em sala de aula. Observou-se ainda que segundo a lei federal nº 11.788/2008, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Dentre as diferentes áreas relacionadas às atividades do Personal Trainer, observou-se que 76,19% dos participantes realizaram estagio em musculação, 19,05% estagiaram na ginástica, 9,52% com 3ª idade e 14,29% estagiaram em outras áreas. Quanto ao tempo de estágio 61,90% realizaram por mais de 18 meses; 9,52% entre 12 e 18 meses; 9,52% entre 6 e 12 meses; 4,76% por menos de 6 meses enquanto que 14,29% não realizaram estágio na área. A estética é o campo de maior atuação dos Personal Trainers (90,48%), seguida pela profilática (52,38%), o que vem a confirmar os estudos de Monteiro (2005), para uma melhor visualização, os resultados estão dispostos na tabela 5. Tabela 5. Área de atuação
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