sábado, 19 de maio de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Dieta é mais indicada que exercício para gestante acima do peso

Posted: 19 May 2012 01:07 AM PDT


Uma pesquisa britânica indica que uma dieta balanceada seria mais eficiente do que atividades físicas para ajudar mulheres com sobrepeso a evitarem engordar excessivamente durante a gravidez.

A conclusão, publicada no "British Medical Journal", surgiu da análise de 44 estudos com dados sobre 7.000 mulheres.

O sobrepeso durante a gravidez está associado a problemas como diabetes, pressão alta e parto prematuro.

Até agora a recomendação do sistema de saúde britânico era que as gestantes não fizessem dieta, porque se acreditava que o bebê poderia ser prejudicado. O estudo atual afirma justamente o contrário, que o peso do recém-nascido não é afetado pela dieta.

A pesquisa comparou mulheres que adotaram uma dieta balanceada com outras que fizeram apenas exercícios físicos e um terceiro grupo que combinou os dois.

Os pesquisadores analisaram quanto peso as mulheres ganharam durante a gestação e se elas sofreram com complicações.

Enquanto todos os métodos as ajudaram a evitar um ganho de peso excessivo, o mais eficiente foi a dieta com restrição calórica e rica em frutas, verduras e grãos integrais.

As gestantes que fizeram só dieta ganharam em média 4 kg a menos que o grupo de controle, contra 0,7 kg das que fizeram atividades físicas e 1 kg das que combinaram os dois.

OBESIDADE NA GRAVIDEZ

"Estamos vendo um número cada vez maior de mulheres grávidas com excesso de peso e sabemos que elas e seus bebês estão sob risco crescente de complicações", diz a obstetra Shakila Thangaratinam, da Universidade de Londres, que coordenou o estudo.

Na Europa e nos Estados Unidos, entre 20% e 40% das mulheres ganham mais peso que o recomendado durante a gravidez.

"É preciso ressaltar que os pesquisadores não estão recomendando que as mulheres emagreçam durante a gravidez, mas que apenas controlem o ganho de peso", afirmou Janine Stockdale, pesquisadora da Royal College of Midwives.

"Se uma mulher já está ganhando uma quantidade ideal de peso durante a gravidez, não deve fazer dieta ou restringir calorias", complementou.

Em comentário ao artigo, na mesma publicação, especialistas em saúde da mulher do hospital St Thomas, em Londres, salientaram que ainda é cedo para mudar as atuais diretrizes do sistema de saúde britânico.


Personal trainer lança dieta polêmica

Posted: 18 May 2012 10:16 PM PDT

A nova dieta criada por Fulton contraria algumas máximas do emagrecimento Foto: Getty Images

Pular o café da manhã, tomar banho gelado, beber café em jejum, comer somente três refeições diárias. Isso pode parecer até uma lista do que não fazer durante uma dieta, mas exatamente esse o método que o personal trainer Venice A. Fulton prega em seu livro Six Weeks To OMG — Get  Skinnier Than All Your Friends (algo como "Seis semanas para surpreender - fique mais magro do que seus amigos", em tradução livre). Segundo o site britânico Daily Mail, a obra, que está no ranking entre as mais lidas no iTunes,  foi baseada em pesquisas científicas e em experiências pessoais de Fulton.

Diferentemente da maioria dos outros regimes, o especialista não oferece planos alimentares nem receitas. Porém, ele garante que se você adaptar às orientações do livro ao seu estilo de vida poderá perder de 4,5 kg a 9 kg em seis semanas.

Pule o café da manhã
Todo mundo diz que café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas isso não vale para quem quer seguir a dieta de Fulton. Segundo o livro, ao dormir o corpo mantém uma quantidade de energia armazenada. Durante a noite nosso cérebro continua a funcionar e vai consumindo esse estoque. Por isso, ao acordar recebemos sinais cerebrais de fome para tomar café da manhã e repor o estoque. Porém, de acordo com Fulton, a pessoa acima do peso não precisa dessa refeição, já que possuí energia acumulada no próprio corpo. "Não comer, e movimentar-se nesse momento estimula o organismo a queimar gordura corporal", afirma o personal trainer.

Tome banho frio pela manhã
Um banho frio de banheira todas as manhãs vai incentivar o seu corpo a queimar calorias para se manter aquecido. De acordo com Fulton, a prática pode acelerar o metabolismo por até 15 horas. A água deve estar entre 15ºC a 20ºC e a quantidade dela deve ser suficiente para chegar ao seu umbigo. O banho deve durar cerca de 15 minutos. "Fique de pé na banheira por dois minutos, antes de se sentar por cinco minutos", orienta Fulton. Nada de ligar a água quente depois, pois o choque térmico pode ser prejudicial, para se aquecer vista roupas quentes e mantenha o corpo em movimento. Pessoas com problemas cardíacos, pressão alta ou diabetes não devem realizar o procedimento.

Beba café
Após o banho, é hora de uma pequena xícara de café. Segundo Fulton, a cafeína presente na bebida vai ajudar a perder peso. "Quando você toma café com o estômago vazio, ele diz a seu corpo para eliminar gordura", justifica. Se você aliar isso a exercícios físicos, pode queimar ainda mais calorias. A bebida não deve conter açúcar, adoçante nem leite. "Ao tomar café com esses produtos, o corpo começa a liberar insulina e você vai parar de queimar gordura", explica. Depois do café o exercício físico vai potencializar ainda mais o emagrecimento. Escolha uma atividade que você goste e pratique por 30 minutos.
 
Faça apenas três refeições
Muitas dietas dizem que comer pouco e muitas vezes ao dia estimula o metabolismo e auxilia a perda de peso. Porém, segundo Fulton, o melhor é fazer apenas três refeições generosas por dia. "Quando nos alimentamos, nosso corpo libera uma substância chamada leptina, que diz ao cérebro quando é hora de parar de comer. Isso demora cerca de 20 minutos. Quando fazemos lanches geralmente não damos tempo suficiente para o corpo perceber que está satisfeito", afirma. A melhor hora do dia para começar a comer é na hora do almoço. O horário para as outras duas refeições é por sua conta. O ideal é que a última refeição seja feita aos menos duas horas antes de dormir.

Coma mais proteínas
Segundo Fulton, cada refeição deve ter 50% de proteínas, pois isso ajuda a reduzir o apetite e mantém o corpo saciado por mais tempo. Para emagrecer, também é preciso controlar a ingestão de carboidratos. Até que você se familiarize com o tamanho das porções, coma cerca de 120g de carboidratos por dia. Coma muitos vegetais, com exceção do feijão, beterraba, cenoura, nabo, batatas e milho, que contam como carboidratos. As frutas, no entanto, devem ser restritas a no máximo três porções por dia, pois a frutose (açúcar das frutas) também atrapalha o efeito da leptina. Fulton indica ainda comer peixes oleosos, como salmão ou sardinha, duas vezes por semana. Esse tipo de gordura a manter a compulsão por carboidratos sob controle. Outra dica é investir no chá verde e muita água durante o dia. Além de sua xícara de café da manhã, evite cafeína, bebidas açucaradas e alcoólicas.

Encha bexiga para ter uma barriga lisa
Parece estranho, mas encher balões irá fortalecer e achatar o músculo transverso que se encontra em seu estômago. Em pé, de frente para um espelho, levante os cotovelos na altura do rosto e comece a soprar. Prefira fazer isso antes de dormir, quando a capacidade do pulmão está no auge. Uma vez que o balão está inflado, deixe sair o ar até que volte a ficar vazio. Repita o exercício 10 vezes. Se sentir tontura faça uma pausa de três minutos. Encher bexiga em dias alternados, adicionando duas repetições por sessão até chegar a 20, vai ajudar a manter a barriga lisinha. No entanto, não é recomendado para pessoas com pressão arterial elevada, hérnias, úlceras do estômago ou problemas nas costas.


Nenhum comentário:

Powered By Blogger