EDITORIAL | A sala de avaliação física geralmente é o local onde o aluno tem o primeiro contato com o "corpo técnico" de uma academia, após a sua matrícula. Acreditamos que o roteiro de realização de uma "avaliação" segue uma rotina comum a todos, que envolve apresentações, anamnese, coleta de dados antropométricos, bateria de testes, entre outras ações. Agora imagine uma avaliação onde tudo foi realizado perfeitamente, partindo do domínio de utilização dos equipamentos - sim isso "conta" e é observado pelo aluno - indo até a explicação dos resultados. Neste exemplo você pode até afirmar que foi realizado "Um trabalho EXCELENTE!"
Bem, iniciamos falando de avaliação física, mas ela não será o foco deste editorial. Nós apenas estamos fazendo uso desta "rotina" tão comum, em um das áreas de atuação do educador físico, para discutir um assunto que esta em pauta aqui no Portal. Afinal, o que torna um trabalho excelente?
Qualidade e excelência devem estar sempre presentes na nossa atuação profissional, mas poucas vezes pensamos nas diferenças existentes em ambas as palavras. E para nós elas podem ser muito diferentes.
A "Qualidade" tem ligação com a satisfação das necessidades esperadas, até mesmo imprescindíveis, dos envolvidos. Rotinas montadas, equipamentos posicionados estrategicamente, palavras e "frases de efeito" decoradas, são elementos muito importantes na "Qualidade".
Já a "Excelência" é direcionada a ir além das expectativas, e possui características criativas e emocionais. É a construção de uma relação positiva, o respeito às particularidades do outro e a criação de um momento marcante para todos os envolvidos.
Nesta analogia sobre Qualidade/Excelência podemos afirmar que ambas podem, até mesmo, não acontecer simultaneamente, não é verdade?
Seja na avaliação física, na escola, na equipe de treinamento ou no condomínio - só para citar alguns exemplos - recomendamos que você analise e reflita sobre o seu cotidiano e tente criar algumas mudanças.
Boa semana a todos! | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário