EDITORIAL | Professor, quanto do seu tempo é dedicado ao planejamento?
É fato. A nossa profissão possui a tendência de enfatizar a execução, ou seja, na maioria das vezes, gostamos e valorizamos, quem coloca a "mão na massa" - para ser claro.
Afinal, Treinamos a nossa equipe de futebol, mas, queremos vivenciar o jogo. Deixamos de lado a atividade "chata" de montar a aula de bike e deixamos o "feeling" do momento ditar as nossas ações. Temos consciência da necessidade de sentar e "pensar" na ficha do aluno avançado de musculação, mas mesmo assim, optamos por esperar o aluno e montamos a ficha ao lado dele. Pequenos exemplos do nosso cotidiano profissional, de quando priorizamos a ação e a colocamos à frente do planejamento.
Acreditamos que dedicar tempo ao planejamento pode ser um dos fatores que levará, à maioria das vezes, as pessoas a um resultado mais satisfatório e pleno.
Não estamos pensando em controle - este é o viés humano, que leva a inevitáveis frustrações - o planejamento eficiente e eficaz, é capaz de respeitar a influência dos acontecimentos aleatórios que surgem e alteram o caminho antes planejado, mas, se você esta dentro de um plano maior, tenho certeza que os desvios serão facilmente transformados em vantagens no futuro.
Aproveite o inicio do ano e dedique-se ao planejamento, insira novos conteúdos nas suas aulas de educação física escolar, aumente o seu repertório de "aulas chave" de ginástica - aquela que salva alunos desmotivados - estude mais as ações dos seus adversários no esporte. Pense sistematicamente em novos projetos, e não deixe a execução de lado.
Boa semana a todos. | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário