| www.educacaofisica.com.br | EDITORIAL | Organizar-se para progredir é uma prática comum a maioria das empresas que buscam excelência em seus campos de atuação e não é diferente aqui no Portal da Educação Física. Em nosso trabalho de pesquisa nos deparamos com o livro Construído Estratégias para Vencer e um item abordado nos chamou muito atenção, a definição de Negócio. Os autores nos alertam para a tendência em confundir o Negócio com o produto ou serviço da empresa. Estudando afundo conseguimos traçar algumas perguntas que podem ser bastante úteis aos trabalhos do educador físico.
A Nike é um exemplo de empresa que soube posicionar-se muito bem sobre a definição de seu Negócio, entregando um "valor" ao invés de apenas um "produto" aos seus clientes. Não seria difícil ouvir de qualquer pessoa que "O negócio da Nike é calçados esportivos", não é?
Mas a Nike afirma que o seu negócio é a venda de Atitude, por isso o slogan "Just do it" que significa "Apenas faça isso" - alias essa frase já completou 20 anos de uso - com isso temos todo um reposicionamento quanto à atuação da empresa em diferentes áreas.
No marketing a contratação de atletas de renome que tenham a imagem de campeões em seus esportes como Michael Jordan, André Agassi, Tiger Woods entre outros e a criação de comercias de impacto emocional, envolvendo ação e música.
A equipe de desenvolvimento de produtos insiste em lançar novidades em todos os campos de vestuários, seja na criação de novos tecidos como o Dry-Fit ou a revolução em amortecimento de calçados esportivos o "air", todos devidamente copiados pela concorrência. E isso tudo para garantir uma atitude de inovação.
Estamos em tempos de mudanças e você já parou e pensou sobre qual é a definição do seu Negócio? Como professor escolar o que devidamente você deveria "entregar" aos seus alunos, seria condicionamento físico, formação social ou conhecimentos sobre saúde? Um Personal Trainer que afirma entregar "o desenvolvimento pelo gosto da fazer exercícios" aos seus clientes teria mais vantagem perante outro que entrega um corpo nos padrões da sociedade. Um avaliador físico que educa o aluno é melhor do que outro que passa os resultados dos testes? Quais seriam as novas ações ou abordagens ao focar o seu trabalho de forma diferente? Que frutos você colheria?
A definição do seu Negócio pode levar você a outro patamar de trabalho ou ajudá-lo a se destacar no mercado, vendo além do que é obvio. Professor invista algum tempo nessa reflexão.
Boa semana a todos. | | | | | Ano V • Edição 193 • 15/12/2008 | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário