Notícias da Educação Física |
- Tempo seco restringe atividade física nas escolas
- Técnicos de futebol não precisam de registro profissional
- Palestra: Relação exercícios físicos e depressão é tema de palestra na UnG - São Paulo - SP
- Como praticar esportes em escolas sem quadra
- Como fazer a inclusão de crianças especiais na escola?
Tempo seco restringe atividade física nas escolas Posted: 27 Aug 2012 07:33 AM PDT Estudantes tiveram que trocar atividades físicas pelos livros por causa do clima seco O tempo extremamente seco faz com que as escolas estaduais, municipais e particulares de Ribeirão Preto reduzam a intensidade das atividades físicas nos horários mais quentes do dia. Com isso, atividades alternativas estão sendo realizadas. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, quando a umidade do ar fica menor do que 30%, as aulas de educação física são suspensas no período das 10h às 15h e os exercícios são substituídos por jogos de mesa, como xadrez e dama, entre outras atividades que estejam dentro do conteúdo pedagógico da unidade. A Secretaria Estadual de Educação orienta que os professores de educação física realizem as atividades físicas no início da manhã ou no fim do dia, em locais protegidos do sol. Os professores também são orientados a pausar as atividades e reforçar a importância da hidratação regular. Segundo a pasta estadual, não é necessário que as aulas de educação física sejam canceladas, pois atividades físicas moderadas podem ser feitas, como jogos de recreação. No colégio Auxiliadora, as atividades físicas não foram suspensas, mas os exercícios passaram a ser feitos de forma moderada e os alunos podem desenvolver atividades longe do sol, como na biblioteca. Segundo o Climatempo, até o próximo fim de semana não há previsão de chuva e o tempo segue seco e quente com umidade do ar abaixo dos 30%. Não chove em Ribeirão Preto desde o dia 17 de julho. Clima de deserto Num dia que Ribeirão Preto registrou a umidade mais baixa do ano com 18%, que corresponde a estado de alerta. Ontem, às 16h a umidade era de 27%, que corresponde a estado de atenção. Com o tempo seco e umidade relativa do ar abaixo dos 30%, o Corpo de Bombeiros fez alerta sobre o aumento de focos de queimada, que dobraram nas últimas duas semanas, chegando ao número de 15 a 16 ocorrências por dia. A falta de chuva em toda a região também já mudou a paisagem de várias cachoeiras de Altinópolis. A mais famosa, a cachoeira do Itambé, que no período chuvoso tem uma queda d'água de 45 metros está seca. |
Técnicos de futebol não precisam de registro profissional Posted: 27 Aug 2012 07:32 AM PDT Os treinadores de futebol que atuam no Rio Grande do Sul podem exercer livremente a sua profissão, estando ou não inscritos perante o Conselho Regional de Educação Física da Segunda Região. Foi o que decidiu, ontem (22/8), em caráter liminar, o juiz Altair Antônio Gregório, titular da 6ª. Vara Federal de Porto Alegre. A liberação atende pedido feito pelo Sindicato dos Treinadores Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul, alegando que os seus associados, assim como os clubes, vêm sofrendo autuações arbitrárias por parte do Conselho. Para o Sindicato, tratam-se de tentativas de impedir o livre exercício desta profissão. ''Da análise dos dispositivos da Lei 9.696/98, que regula a profissão de educação física, verifica-se que inexiste disposição estabelecendo obrigatoriedade de os treinadores de futebol serem portadores de diploma na área de Educação Física e de estarem vinculados ao referido Conselho'', constatou o magistrado. Gregório destacou, em seu despacho, que a questão já foi submetida ao Judiciário em outros Estados da Federação. A fração de Ementa de um julgado de Apelação Cível, em 17 de março de 2011, pelo TRF-3, apresenta o seguinte entendimento: ''Pode ou não o Treinador Profissional de Futebol ser graduado em curso superior de Educação Física, e, apenas nesse último caso, deve inscrever-se no Conselho Regional de Educação Física correspondente, sujeitando-se assim à fiscalização da entidade, consoante dispõe o estatuto regulador da profissão''. Posteriormente, em data ainda não definida, a ação ordinária impetrada pelo Sindicato dos Treinadores será apreciada quanto ao mérito definitivo. A liminar libera os técnicos para trabalhar neste momento, o que poderia ser impedido pela autuação do Conselho, que exige o diploma de Educação Física. Clique aqui para ler a íntegra da liminar. |
Palestra: Relação exercícios físicos e depressão é tema de palestra na UnG - São Paulo - SP Posted: 27 Aug 2012 07:31 AM PDT A partir do dia 27 e até 30 de agosto, o curso de Educação Física da Universidade Guarulhos (UnG) realiza o II Simpósio de Educação Física Escolar, Esportes e Saúde. O evento, que acontecerá no Campus Guarulhos-Centro da Instituição, debaterá diversos temas, como leis de incentivo fiscal e captação de recursos no esporte. No dia 29, a partir das 8h, o foco será depressão e exercícios físicos. Especialistas acreditam que a prática de atividades físicas é uma boa maneira de prevenir e combater a doença. Se realizados constantemente e de forma moderada, os exercícios podem reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e diminuir o estresse da pessoa que sofre de depressão. As atividades são abertas gratuitamente a todos os interessados. Serviço II Simpósio de Educação Física e Saúde Palestra: Exercício Físico e Depressão - Dia 29/08, das 8h às 10h. Local: Anfiteatro C do Campus Guarulhos-Centro (Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos-SP) |
Como praticar esportes em escolas sem quadra Posted: 27 Aug 2012 04:41 AM PDT DIFICULDADE MAIORMateriais simples, como cadeiras ecordas, são suficientes para deixara aula mais desafiadora Muito se fala sobre a ausência de quadras e ginásios de esporte. Segundo dados do Censo Escolar de 2009 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), apenas 31% das unidades de Ensino Fundamental têm esses equipamentos. E mais: uma parcela considerável delas sofre com más condições de conservação - o piso está rachado ou falta material, como tabelas, redes e gols. Atletismo CORRIDA SEM PISTANa EM Professora Nivalda Lima Figueiredo,as atividades de atletismo movimentam o pátio Por meio dessa modalidade esportiva, os alunos de 1º a 5º ano desenvolvem habilidades motoras básicas que são fundamentais para sua alfabetização corporal. Corridas, saltos e arremessos - as principais práticas - podem ser facilmente adaptados. Jogos pré-desportivos Mesmo quando praticados com bola, eles não necessitam de um campo ou uma quadra convencionais. São exemplos gol a gol, chute em gol, rebatida, drible, bobinho, troca de passes . Por meio deles, é possível ensinar os principais elementos dos esportes coletivos - movimentos de mãos e pés, história, noções táticas etc. -, colocando a turma em contato com práticas que podem ser realizadas em diferentes espaços. Mais flexíveis que os esportes coletivos oficiais, esses jogos também dão a chance de a garotada discutir, criar e ajustar as regras durante a prática. Autora: Elisa Meirelles (elisa.meirelles@fvc.org.br), de Palmeira dos Índios, AL. Colaborou Camila Monroe, de Itabaiana, SE |
Como fazer a inclusão de crianças especiais na escola? Posted: 26 Aug 2012 06:23 PM PDT A terapia ocupacional atua com pessoas que, por condições físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, deixaram ou estão temporariamente impossibilitadas de realizar atividades no seu cotidiano. Na esfera da educação, o terapeuta ocupacional faz parte da equipe que atua no momento em que crianças com necessidades especiais começam a frequentar a escola, como um elemento de apoio para que pais e educadores consigam compreender e estruturar o cotidiano escolar destas crianças. A atuação se inicia a partir das adaptações para facilitar o acesso ao ambiente escolar e ao projeto político pedagógico traçado para as crianças com necessidades especiais, buscando adaptar mobiliário, brinquedos, computadores, além de elaborar estratégias para utilizar estes instrumentos adaptados respeitando a necessidade de cada criança. São necessárias orientações sobre como agir e estar com as crianças para que estas consigam apoderar-se das propostas pedagógicas oferecidas no espaço escolar, o que pressupõe um ambiente em que professores, pais e alunos estejam disponíveis para respeitar a diversidade. Sabe-se que a inclusão escolar é um processo e a sua concretização está diretamente relacionada à maneira como os pais discutem e educam seus filhos para respeitar as diferenças sensoriais, psíquicas e intelectuais do ser humano e à formação oferecida aos educadores, os quais têm a tarefa de proporcionar o processo de aprendizagem no ambiente escolar a toda criança. Maria Madalena Moraes Sant'Anna - terapeuta ocupacional (Londrina) |
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