EDITORIAL | A Internet esta criando na medicina um novo tipo paciente o expert. Os "pacientes expert" buscam informações sobre a sua doença - ou a de um familiar - , pesquisam sintomas, medicamentos, tratamentos e custos e tem causado diversas opiniões no meio, sendo assunto inclusive de pesquisas que estudam a relação médico-paciente. Notamos uma semelhança com os "Alunos Expert", tão comuns nas academias, então revolvemos traçar um paralelo com a nossa profissão e indicar a você uma reflexão sobre o assunto.
Existem três categorias de opinião sobre o impacto deste tipo de "cliente" - este termo se ajusta bem - em ambas as profissões.
A primeira categoria afirma que as informações obtidas pelo clientes abalariam o status profissional. O conhecimento seria utilizado para confrontar o profissional. Essa situação, é mais comum de ser presenciada quando o cliente, já praticante de uma atividade, encontra um profissional inexperiente ou que oferece pouca confiança nas orientações.
Na segunda categoria, ao contrário, sugere que este comportamento acabaria por fortalecer a profissão, afinal, as informações apenas complementariam as afirmações do profissional. O cliente recebe um bom feedback quanto as informações obtidas, podendo até mesmo ter uma complementação ou uma re-orientação por parte do profissional.
A terceira e última categoria indica que não deve existir uma posição consolidada, pois enxergam a possibilidade de desafio ou de preservação da autoridade do profissional em função do tema em questão e do momento do histórico da relação profissional-cliente. Neste caso leva-se em consideração que já exista um informação ou relação prévia sobre e com o profissional.
Para nós no Portal da Educação Física esta relação tem haver com a preferência de inter-relacão de cada uns optam por uma relação passiva - eu, único detentor do conhecimento você obedece - ou uma relação ativa - eu, estou aqui para te orientar.
Qual o sua prefêrencia e quais os "frutos" que você pretende colher com isso?
Boa semana a todos! | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário