| www.educacaofisica.com.br | EDITORIAL | Professor já parou pra pensar qual seria melhor maneira de incluir novidades em suas aulas?
Esta situação também acontece aqui no portal. Seja para criar uma nova seção de colunista ou disponibilizar um novo produto na loja sempre realizamos uma pesquisa para saber como será a aceitação. Depois de um levantamento extenso sobre o assunto novidade/aceitação resolvemos compartilhar um dos estudos com vocês, que na nossa opinião, pode ter uma relação direta com a sua atuação profissional.
O teste realizado por Salvatore Maddi, com crianças de uma escola maternal, oferece uma idéia de como funciona a assimilação de novidades quando estamos em grupo. O pesquisador disponibilizou oito brinquedos para os escolares e após um tempo de adaptação ele recolheu os brinquedos e montou cinco bancadas realizando algumas substituições. O grupo de crianças buscou uma maior interação com a bancada que tinham dois brinquedos novos (25% de novidade). Foram rejeitadas as bancadas que possuíam 100% de novidades, assim como a que possuía apenas os brinquedos antigos.
Este estudo confirma que a novidade é sempre bem-vinda, pois afinal de contas, as crianças praticamente rejeitaram a bancada com brinquedos já conhecidos. Mas o interessante é saber que a "novidade pura" também tem sua taxa de rejeição - alta por sinal - portanto inserir situações novas de forma lenta pode ser uma ótima saída. Pense nisso.
Boa semana a todos. | | | | | Ano V • Edição 213 • 04/05/2009 | |
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