EDITORIAL | Uma caracteristica pessoal, que ressalta quando pensamos nos educadores físicos é a facilidade de comunicação - inclusive tal caracteristica é comentada no link Vocação presente no nosso (Especial Educação Física) - somos vistos quase como rebeldes, até mesmo, por alguns nichos de nossa atuação profissional, e, muito se deve a nossa forma de se comunicar.
Só para efeito de ilustração imagine-se em uma reunião pedagógica com os demais professores - Português, História, Matemática e outras - quem você imagina, que esta vestido de forma mais confortável? Quem é o mais agitado? Quem tem sempre uma opinião a ser dada? Normalmente damos pouca importância para a comunicação sem a utilização de palavras.
Um exemplo, é que no cotidiano a nossa categoria é de fácil identificação, principalmente se a atuação profissional é direcionada ao fitness, pois, são poucos os trabalhadores de nível superior, que podem considerar shorts e camiseta como vestimentas de trabalho.
A capacidade de observação é extremamente importante e pode oferecer dados e informações sobre as pessoas, e melhor, de maneira espontânea e sem controle.
Com isso posto, lembramos a história do psicólogo norteamericano William Moulton Marston, que necessitava de algum modo medir os estilos de comportamento, que tentava descrever. Acabou desenvolvendo uma técnica que media quatro fatores-chave, sendo eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Das inicias em inglês destas palavras a técnica assumiu o nome - DISC. No portal existe em nosso canal Downloads uma adaptação do (Perfil DISC), que pode ser bastante útil para quem trabalha em academias. Comunicação é assim, pode acorrer através de suas ações, de suas roupas e em alguns casos com palavras.
Boa semana a todos! | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário