EDITORIAL | É comum buscar exemplos de superação pessoal e conquista de resultados usando o esporte. A imagem do atleta ou equipe vitoriosa tem um poder muito grande em nosso subconsciente.
Como professores de educação física, sentimos que é muito fácil usar tais exemplos para reforçar atitudes positivas e incentivar nossos alunos ou atletas. Citar a dedicação do Oscar Schmidt, ídolo do basquete, que sempre dava "mais alguns arremessos" no final de cada treino ou mostrar a exigência em busca da excelência do Bernardinho com a sua seleção de voleibol, realmente é fácil.
Agora, como usar uma postura considerada controversa, mas que trouxe resultados, como a adotada pelo técnico Muricy Ramalho?
Campeão Brasileiro de Futebol, afirmava constantemente "nesse time não tem craques". A equipe de conteúdo do Portal deparou-se com o "Paradoxo Stockdale".
O almirante Jim Stockdale foi mantido como prisioneiro na Guerra do Vietnã por oito anos e nesse tempo foi torturado fisicamente e psicologicamente. Conseguiu fugir e reencontrar-se com a família.
O que torna a história interessante e contundente é que em uma entrevista, ao ser questionado sobre qual a característica principal observada nos que não sobreviveram às pressões do cativeiro, Stockdale respondeu: o otimismo.
Para ele, os otimistas acreditavam em coisas como "vamos ser libertados logo após o Natal", o Natal ia embora eles continuavam prisioneiros, "Sairemos desse lugar na Páscoa" e a Páscoa vinha e ia embora. Viu a maioria de seus companheiros de cativeiro morrer, com o coração partido e sem esperança.
Para garantir a sua sobrevivência ele adotou a disciplina de manter a fé na certeza da vitória no final, independente das dificuldades, mas ao mesmo tempo ele enfrentaria a realidade nua e crua da situação. Essa postura transformou-se no paradoxo que leva o seu nome e é adotado por alguns administradores de empresas durante o processo de tomada de decisão.
Encarar a realidade, por mais dura que seja, pode ser o início para minimizar as dificuldades, ou uma maneira de obter um novo ponto de vista.
Boa semana a todos! | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário