EDITORIAL | Somos considerados uma profissão nova, a regulamentação só veio em 1996 e a Educação Física em nosso país tem passado por um processo de mudanças e de evolução em busca de uma identidade, que de preferência, também seja aceita por toda a sociedade, afinal, iremos completar 100 anos de existência (fato que terá ampla cobertura em nosso portal. Aguarde!).
Em nossas raízes, principalmente na atuação escolar, que é o berço de nossa profissão, temos influências de varias tendências, dentre elas a militar, que visava o aperfeiçoamento do jovem, forjando máquinas humanas através da pratica de exercícios físicos, para entender um pouco mais sobre esse conceito acesse em nossa Biblioteca Digital o arquivo Educação Física Militarista. Nas ultimas décadas a pratica de esportes tem sido assimiladas nas escolas, tanto que a existência de um professor-técnico é aceita em vários colégios, mas dentro do processo de reflexão sobre essa prática e a opção de alguns professores em abordar exclusivamente este tema, surgiram alguns estudos questionando essa atitude, leia também Educação Física Escolar: olhares sobre o tempo e A cultura da isenção das aulas de Educação Física Escolar no Brasil.
Atualmente nas faculdades e universidades pode-se optar pela formação em bacharelado, que permite a atuação em academias, empresas, hotéis, hospitais, clubes, condomínios, clínicas, entre outros ou forma-se em licenciatura, que atua exclusivamente nas escolas das redes pública e particular de ensino. Fato, que tem como justificativa um melhor direcionamento dos conhecimentos, pois a atuação profissional do Educador Físico é muito ampla.
A busca pelo conhecimento de nossas raízes, assim como a reflexão sobre o futuro de nossa profissão, devem estar presentes em nosso cotidiano, independente do local de trabalho. Pois, todos nós estamos participando de forma ativa na construção de uma identidade que deverá perdurar para futuras gerações de professores.
Uma boa semana a todos! | | |
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