EDITORIAL | Uma preocupação dos professores de educação física é como manter motivados os seus alunos e clientes, para tanto, existem teorias que tentam explicar o impulso pela realização de alguma atividade e a maneira que ela oferece prazer e recompensa.
Pesquisamos vários estudiosos do tema e percebemos que existe um consenso entre eles, de que, a motivação é um fator interno, que da inicio, dirige e integra o comportamento de uma pessoa.
Os motivos que desencadeiam as nossas ações podem ser, por exemplo, homeostáticos, que para nós profissionais da área da saúde, não são difíceis de distinguir, pois refere se à busca do equilíbrio para manter-se vivo, como por exemplo, a caminhada realizada pela manhã por recomendação médica, ou o simples ato de se agasalhar quando se esta com frio. Ações que garantem a sobrevivência biológica.
Existem os motivos cognitivos, que tem haver com o ato de pensar, simbolizar, refletir e solucionar problemas, e isso, oferece prazer e satisfação para muitas pessoas. Os fatores cognitivos explicam o gosto por jogos de computadores. Algumas academias estão inclusive aderindo ao uso de games em suas aulas como novidade, para manter os seus clientes e atrair novos.
Há também os motivos sociais, eles estão presentes nas relações humanas e o prazer que se tem em conviver com os seus pares ao estabelecer trocas intelectuais, afetivas e materiais. Explica por exemplo o desenvolvimento do comprometimento compartilhado entre jogadores de um mesmo time.
Refletir sobre o tema motivação é importante para garantir uma atuação profissional mais satisfatória. Afinal aluno ou cliente auto-motivado facilita o seu trabalho. Nós estamos realmente motivados para ajudá-lo nesse processo oferecendo conteúdo, informações e materiais que o auxiliem no seu dia-a-dia.
Boa semana a todos! | | |
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