sábado, 1 de dezembro de 2012

Simultânea Xadrez




Motivo: Confraternização do encerramento do Campeonato Mossoroense Absoluto de Xadrez 2012

Local: Mossoró/RN.  Endereço (a definir)
Participação: Aberta até 30 jogadores
Valor: R$30,00
Conta para depósito:
Agência 1469-9  Conta Corrente: 26-4 Renan F Cavalcante
Inscrição: somente pela internet através do email helder@chessmossoro.com
Informar: Nome completo, data de nascimento, telefone, cidade
Prazo: Até o dia 10/12/2012, às 20h
Desafiante:MF Potiguar Maximo Iack Macedo



Maximo Iack Miranda de Macedo, Mestre Fide, Pentacampeão Potiguar e vice- campeão do Torneio Internacional ITT CCAN (2º Ciclo), o que lhe rendeu sua primeira Norma de MI no último dia 29 de maio em Buenos Aires/ARG. Nascido em Natal há 25 anos, começou cedo no esporte/arte/ciência: aos 4 anos. Atualmente é o 22º no Ranking Nacional Absoluto. Venceu a Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2012, repetindo o feito de 2009, invicto com 7 pontos em 8 possíveis, conquistando a 1ª das 2 vagas para a Final do Brasileiro. Veja entrevista no http://www.xadrezpotiguar.com.br/.
 

O que é uma "Simultânea de Xadrez"?


É uma modalidade do jogo de xadrez onde um enxadrista experiente desafia vários jogadores ao mesmo tempo em tabuleiros separados. Essa modalidade no mundo do xadrez é vista como uma espécie de torneio de confraternização, mas se for utilizado como ferramenta de trabalho nas aulas de xadrez nas escolas pode servir como um meio de aumentar o desafio para o aluno desafiante e também ajudá-los a compreender a necessidade de concentração que ajuda a aumentar capacidade de raciocinar e desenvolver estratégias durante uma partida de xadrez. É necessário muita destreza eexperiência no jogo de xadrez para desenvolver uma simultânea. E, apesar do grau de dificuldade, geralmente pouquíssimos são aqueles que ganham ou empatam com quem aplica a simultânea.

Numa exibição regular, normalmente não são utilizados relógios para xadrez e os tabuleiros são dispostos lado a lado formando um círculo ou quadrado onde o exibidor circula no meio entre os tabuleiros. Cada participante deve realizar seu movimento quando o enxadrista-exibidor chega ao tabuleiro. O exibidor pode fazer uma breve pausa antes de jogar, entretanto evitará pausas longas, pois tornará a exibição longa e cansativa. A medida que a exibição se estende a chance de cometer um erro crasso devido ao cansaço aumentará por parte do exibidor, principalmente porque os participantes remanescentes são teoricamente os mais fortes.
Normalmente neste tipo de exibição, o enxadrista-exibidor joga todos os jogos com as brancas e os participantes variam em força enxadrística embora sejam tipicamente de classe inferior a mestre.


Nenhum comentário:

Powered By Blogger