sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Boa saúde vem aliada ao equilíbrio

Fonte: Amazônia Hoje - Noticias/ Online
Especialistas dizem que corpo e mente têm que estar em sincronia  
 
Filipe Faraon
Da Redação
Equilíbrio. Esta é a palavra-chave dos profissionais da medicina para se manter a tão desejada saúde e o bem-estar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde não significa apenas a ausência de doenças, mas sim um bem-estar entre o físico, psíquico e o social da pessoa. Desta forma, os conselhos médicos são para oferecer a cada uma destas áreas do ser o necessário para a sobrevivência. Nem mais, nem menos.
Um desequilíbrio no suprimento de necessidades do ser humano pode se tornar até uma neurose. É o que explica a psicóloga Andrea Cecilia Vasconcelos. Ela afirma que o bem-estar é alcançado - e mantido - com atividades físicas, boa alimentação, redução no estresse, boas horas de sono e tempo para lazer. No caso de uma pessoa exagerar na atividade física, ser estressada ou diminuir o tempo de sono, já começa o desequilíbrio e a saúde já vai indo embora, explica.
Para diminuir o estresse, Andrea diz que é importante expor sentimentos, não guardar rancores e dividir preocupações.
Várias pesquisas comprovam a relação da emoção com doenças. O estresse já é sinal de que falta saúde, além de que deixa a pessoa mais frágil para lutar contra doenças, diz. A psicóloga também cita que o estresse e a ansiedade costumam atrapalhar o sono e a alimentação, o que desencadeia outros problemas de saúde. Então a melhor maneira para aliviar a tensão, diz Andrea, é dividir os problemas com amigos, familiares, pessoas de confiança ou com um profissional. As dicas para manter a saúde psicológica não são muito diferentes para as outras áreas da medicina porque o ser humano é um todo, um conjunto, e não partes dissociadas, afirma.
Na neurologia, os métodos são os mesmos para se evitar dores de cabeça, literalmente. Segundo o neurologista Albedy Moreira Bastos, a cefaléia é uma das principais queixas de pacientes, em sua área. E os motivos costumam ser os mesmos falta de exercícios físicos, má alimentação, falta de lazer, poucas horas de sono, estresse, uso de drogas e outros maus hábitos. diz. E a causa mais freqüente, segundo Albedy, é o estresse. O estresse já é um estado patológico quando se torna presente mesmo em atividades corriqueiras. É quando se tem ansiedade e se quer antecipar a solução de problemas antes da hora, dar passo maior que a perna. A solução é reconhecer o estresse e tratar com um profissional, explica Albedy.
Já para evitar um Acidente Vascular Cerebral (AVC), diz Albedy, deve-se manter os fatores de risco em controle, que são a hipertensão, sedentarismo, colesterol e obesidade. Além disto, dentro da neurologia o sono influencia diretamente, pois é uma necessidade de recuperação do sistema nervoso. A quantidade de sono ideal varia para cada pessoa, mas basta que se acorde sem fadiga, se sentindo bem, para saber o número de horas de sono ideal, diz. Resumindo o equilíbrio é a palavra-chave para a saúde. E a melhor maneira de viver é pela profilaxia, isto é, de maneira a evitar que doenças se instalem, completa.
Alimento saudável
A fórmula de alimentação saudável com atividade física também está na ponta da língua da nutricionista Zenaide Silveira, tudo moderação. Uma alimentação balanceada é a composta por todos os nutrientes, de tudo um pouco. Além disso a quantidade de alimento tem que ser proporcional à quantidade de atividades físicas, para que não se acumule energia em forma de gordura, afirma.
Segundo Zenaide, a maioria das pessoas tem uma alimentação errada, com muita massa e pouca proteína, por exemplo. Poucos ingerem todos os grupos de alimentos na medida certa, como proteína, carboidrato, gordura, vitamina, minerais e outros. Toda pessoa deveria procurar um nutricionista em cada fase da vida, para calcular quanto precisa de cada grupo de alimento. Cada vez as pessoas procuram mais, pois é uma necessidade, fala.
Zenaide ressalta a importância no equilíbrio na alimentação, pois a falta de alguns nutrientes enfraquece a resistência do corpo contra doenças, e o excesso de outras substâncias ocasiona em problemas como os cardiovasculares, por causa da gordura. Antes o maior problema era a desnutrição, mas agora a obesidade aumentou muito. São exemplos clássicos de falta de moderação, explica.
Embora a regra de moderação valha para a alimentação, diz a nutricionista, as gorduras hidrogenadas - ou trans - são grandes vilões a serem evitados, pois entopem artérias e impedem vasos sanguíneos de dilatarem. O problema é que alimentos hidrogenados são muitos e em geral, saborosos, como a maioria das frituras e biscoitos, chips, tortas e bolos prontos e semiprontos, pães doces, pães de forma, a maioria dos sorvetes, chocolate, leite. Em vez disso devemos consumir as famosas frutas, legumes e vegetais na medida certa e com regularidade, afirma Zenaide.
Cuidado com físico
Médica em uma especialidade pouco divulgada, a fisiatria, Maria Marcinda Fonseca, dá dicas práticas importantes para o bem-estar. Marcinda se intitula uma clínica geral dos deficientes físicos, por tratar normalmente crianças com defeitos congênitos, idosos ou acidentados. Entretanto há pacientes que não se encaixam em nenhuma destas categorias. São os que se queixam de dores nas costas. A falta de postura e de alongamento podem evitar que se adquira este problema e para quem já tem, podem evitar completamente as dores, garante a fisiatra.
Uma maneira comum de ter tais problemas na coluna é na posição de dormir. Deitar de bruços é prejuízo para as costas, segundo Marcinda. Isto porque o abdome força a coluna para a frente a noite toda. Quem dorme assim vai ter problemas de coluna, mais cedo ou mais tarde, afirma. A melhor maneira de previnir é com alongamentos e exercícios físicos, principalmente os abdominais. Com a idade fica muito mais importante ainda. Musculatura forte e alongada é importantíssimo para não sofrer com a artrose e osteoporose, diz.
Quando a idade chega os problemas de saúde parecem se multiplicar. Por isso o geriatra José Cleofas ressalta a importância de se cultivar e manter os bons hábitos de alimentação saudável, atividade física e lazer desde a juventude, para minimizar as enfermidades. Mas quando se chega à terceira idade, o importante é não parar. O idoso é que nem carro velho se fica uma semana sem ser usado, é uma luta para voltar a funcionar. Arreia, entreva, diz Cleofas.
Para o geriatra, o ócio deve ser combatido de todas as formas, principalmente por meio de atividades físicas regulares, o que manterá o corpo forte e mente ativa.
 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Powered By Blogger