terça-feira, 1 de setembro de 2009

Democratizando a Comunicação nº 254 (Anexo: Teste de Gravidez).



--- Em ter, 1/9/09, Hermes Alves de Oliveira Alves <hermesalves1@yahoo.com.br> escreveu:

De: Hermes Alves de Oliveira Alves <hermesalves1@yahoo.com.br>
Assunto: Democratizando a Comunicação nº 254 (Anexo: Teste de Gravidez).
Para:
Data: Terça-feira, 1 de Setembro de 2009, 5:57

"DEMOCRATIZANDO A COMUNIC'AÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 254 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com / www.demoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, terça-feira, 1º de setembro de 2009 (atualizado às 06h).

Estimados(as) Amigos(as):

A edição de hoje traz uma justa homenagem ao Professor de Educação Física, com um texto escrito pelo amigo William Pereira. Para não cansar os leitores estou adiando para a próxima edição um comentário sobre o Projeto Arte X Lixo da Cultura, do Walter Silva. Hoje, às 18h, ele fará palestra na Escola Municipal Antônio Fagundes, é muito interessante o tema. Sintam-se convidados e boa leitura!

JOSÉ MARIA ALVES E OS DOIS ANOS DO SISTEMA JMA – Eu me lembro muito bem.... Num treze de outubro 2007, escrevi um "ensaio" de notícias (hoje Democratizando a Comunicação) lá de Natal e enviei aos poucos amigos da minha lista de endereços. O Super Zé (centro da foto/edição anexa), como o trato com muita amizade, recebeu e me telefona no dia seguinte e fala do seu blog, me pede autorização para a publicação e convida a escrever para o seu Sistema JMA – Jurídico e Jornalístico. São dois anos de aprendizado e uma terapia de muita importância no meu tratamento de saúde. Obrigado Super Zé, pelo incentivo e oportunidade, transcrevo a referência e te parabenizo pelo seu trabalho. Tim tim!!!

"O Sistema JMA Jurídico e Jornalístico está completando nesse dia primeiro de setembro, dois anos de criação e nós iremos comemorar com nossos amigos, principalmente com os nossos colaboradores, da maneira mais simples possível e acima de tudo, confiando na providência DIVINA, de que iremos continuar por vários anos, levando a nossa mensagem ao maior número possível de internautas.

Não temos pretensões elevadas, mas acima de tudo queremos fazer o possível para continuar servindo aos nossos amigos, fazendo uso da internet, essa ferramenta tão importante nos dias atuais.

Não pretendemos citar nomes, para não cometer alguma injustiça. No entanto, não poderíamos aqui deixar passar despercebida a grande colaboração e o incentivo que recebemos de uma figura humana chamada HERMES OLIVEIRA, que em todos os momentos estava sempre nos incentivando a caminhar e inserir nessa página, a sua coluna "Democratizando a Comunicação", hoje um marco na comunicação via internet na cidade de Mossoró.

Ao grande HERMES, como sempre o tratei, os nossos mais sinceros agradecimentos. A Deus, por último, para ser o Primeiro, o nosso agradecimento, por sempre nos proporcionar forças, proporcionar coragem, ânimo e fé na humanidade.

Vamos em frente, para novas caminhadas. A luta não pode parar. Vamos em frente procurando encontrar os melhores subsídios e os melhores momentos para inserir nesse nosso espaço via internet. Que DEUS proteja a cada um de nós". FONTE: www.sistemajma.blogspot.com, em 31/08/09.

EM DEFESA DA ÉTICA – O SINAI promove ato em DEFESA DA ÉTICA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO, logo mais às 07h30 em frente a DATANORTE (Pça. Augusto Severo, 264 – Ribeira, Natal). A direção do sindicato convoca os servidores da base e convida a sociedade e a imprensa em geral.

BRONCA DO LEITOR (88) - Camarada Hermes, Bom dia! Lendo sua ótima coluna (edição 249) fiquei satisfeito ao saber que não só a minha pessoa, mas acho também que a sua, a respeito desta briga nojenta entre GXR. Do artigo, do Laerte, faço também as minhas palavras. Ora, a Globo tem o famigerado BBB ( Big B..... Brasil ) a Record tem a sua Fazenda, que ao meu ver denigre a imagem do Nosso Grande Sertanejo. Com um monte de babacas fazendo papel de idiotas e o pior de tudo recebendo. Um abraço do amigão Carlos Santos, (UERN).

FIQUE SABENDO... "O Professor da Bola". – Por William Pereira da Silva, Professor de Educação Física. (Fonte: http://www.professorwillialpereira.blogspot.com, em 27/05/09).

A Educação Física é uma das disciplinas mais ricas numa escola, não desmerecendo as outras que tem seu valor intrínseco. Disciplinas como português, matemática, história, geografia, ciências... Tem uma diretriz preparada com livros prontos, os professores possuem conteúdos para cada série em que atuam, seguem um padrão já estabelecido por autores e editoras, os professores de Educação Física não tem este privilégio, tendo de pesquisar muito para conseguir os conteúdos. No nosso campo de atuação tem de conviver com várias realidades diferentes, cada escola, cada ambiente necessita de um planejamento especifico diferentemente das outras disciplinas, na qual seu conteúdo pode ser aplicado da mesma forma em realidades totalmente distintas. A  educação física precisa de espaço e material próprio para desenvolver suas atividades. Por ser amplo seus leques de atuação podem utilizar da arte, da dança, da música, dos exercícios físicos, da ginástica, das modalidades esportivas, da recreação, das artes marciais, do lazer, das competições, das academias... Enfim atuamos como nenhuma outra disciplina e é isto que a torna riquíssima em conteúdos e atividades.

Nas instituições em que a educação física é valorizada, há investimentos em recursos humanos e materiais, torna-se uma ação dinâmica onde se traduz numa comunidade que resplandece energia, força, vigor, vivacidade, as benesses são visíveis em todos os sentidos, primordialmente no referente à saúde, na qualidade de vida das pessoas  envolvidos no processo das atividades na educação física.

Em muitas escolas existe a predileção pela disciplina educação física trazendo uma dinamicidade onde os alunos têm participação efetiva demonstrando satisfação em estar inserido no contexto dos jogos, da recreação, dos movimentos corporais no seu amplo campo de ação. Noutras a educação física passa a ser enfadonha, aborrecida, praticamente não há investimentos, esta disciplina passa ser insignificante diante da visão pequena e medíocre daqueles que não entendem seu real significado e valor para a educação global do desenvolvimento humano.

Nós, professores de educação física muitas vezes somos tachados de "professores da bola", visto como aquele educador que pretende somente passar o tempo da aula sentado e vendo os alunos jogarem bola. Professores com este perfil existem em minoria, é reprovável? Sim. Entretanto numa análise mais apurada devemos entender o que faz um profissional dar aulas repetidas vezes somente colocando seus alunos para jogarem bola? Existem justificativas? Sim.

Considere esta realidade. As aulas de educação física são ministradas no horário normal das outras disciplinas. A escola não possui nenhum recurso material, nem ao menos uma bola, nada, nada. O pátio interno é amplo, porém o mato e a lama predominam em maior extensão restando apenas um pequeno campo de futebol com duas traves,  duas quadras ao ar livre, pequenas, sem nenhum padrão de medidas,  com seu piso todo comprometido com buracos e muito saliente. A aula deve ser dada na sala.

O professor planeja conteúdos de relaxamento, alongamentos, recreação, jogos de salão, aplicação de textos. Imediatamente é rebatido pelos alunos que alegam em não querer estas atividades, reclamam que já passam a semana toda em sala de aula, sentados, recebendo conteúdos das outras disciplinas e não agüentam mais as salas, querem é sair e usar os espaços ao ar livre, movimentar-se, afirmam categoricamente que educação física tem de ser no campo ou na quadra.

O professor leva-os para o campo, para a quadra, tenta ministrar aula de recreação, coloca-los em circulo, em fileiras, alguns obedecem à maioria não, mostram insatisfação nos procedimentos utilizados pelo professor, todos exclamam que querem mesmo é jogar bola. Os alunos em sua maioria são da periferia, alguns de favelas, revelaram nunca ter praticado aulas de educação física, são fora da faixa etária correspondente a sua série.

O professor tenta dialogar, mostrar a importância de desenvolver outras atividades alem de jogar bola, os alunos ameaçam ir embora, demonstram revolta. Solução. Jogar bola. A pratica exigida por eles em todas as aulas é jogar bola e prevalece por todo um período.

O professor planeja inserir outras modalidades como voleibol, handebol, queimado... Em parte é aceito e começa a mudar somente a pratica do jogo de futebol em dias alternados, mas a predominância é a bola. Raros são os alunos que fogem desta pratica e vai jogar xadrez, dama e buscam sempre outras novidades que o professor oferece. Daí é que surgem os professores da bola, onde a situação vivida exige adaptar-se a realidade da comunidade escolar e somente com o tempo podem mudar a concepção da cultura do jogo de futebol enraizada na alma do brasileiro.

Precisa de muita paciência, dedicação, planejamento, estratégias, força de vontade, cativar os alunos com amizade, pouco a pouco induzir a pratica da cultura corporal onde todos vejam o corpo como um todo, onde tem de utilizar mãos, braços, pés, pernas, abdômen e "cabeça" não somente para cabecear a bola, mas também para pensar e ver a possibilidade de usar o espaço e tempo oferecido em sua totalidade com funções diversificadas.

CONQUISTE SEU EMPREGOCE – A Prefeitura Municipal de Poranga/CE está oferecendo 50 (três) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04 de setembro/2009, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.200,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

·        Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias - 244, Semana: 35ª e término: 121 dias;

·        "Que o grito dos excluídos deste ano possa fazer a defesa que, outrora era feita e não como vem sendo feito já a alguns anos, de um grito que além de não gritar mais, faz a defesa da mediação entre capital e trabalho. Se for assim será empulhação. Boa sorte companheiro Hermes. Santino Arruda". – ... Então vem, entra na roda com a gente, também, você é muito importante... . Velho Almirante Santino, o desejo da oficialização, por parte da municipalidade, tem tido a devida resistência dos que aqui os constrói, há entidades que defendiam a oficialização e hoje não grita mais! Grande abraço.

·        Há 38 anos (01/09/1971) foi publicada a lei nº 5.770, que dispõe a forma de apresentação dos símbolos nacionais, pelo então Presidente da República Emílio Garrastazu Médici.

**********PANO RÁPIDO**********

v     Memória: Na edição no 112/2008 (de 21 de agosto), relatamos sobre os seguintes temas: ADUERN Visita Campi Avançado; A OI e a Claro; Defensoria Representará Poupadores; Aferição de Consumo; Fiquem Atentos. FIQUE SABENDO: Dia do Folclore;

v     Após 54 anos, oposição vence eleições no Japão. Premie reconhece derrota. FONTE: Blobo.com, em 30/08/2009;

v     Morte de Michael Jackson foi homicídio por intoxicação aguda do anestésico. FONTE: Blobo.com, em 28/08/2009;

v     Ontem foi Dia do Nutricionista. Hoje é Dia do Caixeiro Viajante e Dia do Professor de Educação Física, amanhã é Dia do Florista e do Repórter Fotográfico.

"Quem canta...

Receba as flores que lhe dou / E em cada flor um beijo meu / São flores lindas que lhe dou / Rosas vermelhas com amor / Amor que por você nasceu... . ("A Namorada que Sonhei". Composição: Nilton César. Canta: N. César).

os males espanta".

DEDICO esta edição aos Caixeiros Viajantes, professores de Educação Física, Floristas e Repórteres Fotográficos.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com

*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Powered By Blogger