quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

 IMPORTÂNCIA DO BASQUETE NA ESCOLA E NA EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

 

O basquete por ser uma atividade que sua pratica contribui para desenvolver na criança os controles emocionais, psicológicos e físicos, trabalhando o seu praticante como um todo, merece ser incluído nas aulas de educação física escolar.

            Mais para que esses objetivos sejam alcançados deve-se adotar uma postura ou metodologia menos desportiva (mecanizada) partindo assim para uma de caráter mais educativo evitando as especializações precoces, abusando de movimentos amplos adequados para a faixa etária sendo norteados pelo lúdico. Assim tornando justificada sua pratica na escola, pois esta abordagem vai de encontro com o objetivo da educação física que é proporcionar um leque de atividades que contribua para as formações físicas, psíquicas e sociais do aluno, também contribuindo para prevenção dos males de nossa geração. As patologias de ordem hipocinética como obesidade infantil, sedentarismo e doenças crônico degenerativas.

             Balbino; Paes (2005) dizem que na pedagogia do basquete há cinco pontos presentes na educação das crianças que todo educador deve ter conhecimento: movimento humano, inteligências múltiplas, aspectos psicológicos, princípios filosóficos e aprendizagem social. Estes fatores influenciam diretamente no processo de aprendizagem.

            As atividades mais indicadas para as crianças de 6 a 12 anos são exercícios naturais, de agilidade e destreza, exercícios adequados para a completa educação corporal do movimento. De uma forma pratica a maior parte da aula deve ser reservado a jogos de estafeta, grandes jogos, pequenos jogos, atividades rítmicas e o basquete de uma forma simples e descontextualizada.

            O professor tem que procurar ser descontraído criativo e ter o conhecimento especifico do determinado esporte, Tornando suas aulas (treino) divertidas, incluindo varias atividades. E importante Manter todos envolvidos nas atividades e considera o riso de seus alunos (jogadores) um sinal de apreciação e não um sinal de indisciplina.

 

              

vagnojesus@hotmail.com.  Estudante do 6° período de Educação Física.



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger