RACIOCINIO LÓGICO E FLUIDEZ DE PENSAMENTOS William Pereira da Silva O nosso cérebro necessita de estímulos para ativar suas diversas áreas em que desenvolve as ações sensoriais e todos os movimentos do nosso corpo. Esse órgão necessita ser estimulado para nossa inteligência ser mais ampla e os conhecimentos serem adquiridos em todas as suas formas. Existem milhares de maneira para colocar nosso cérebro em ação e para isso foram criadas atividades diversificadas desde uma simples aula até elementos mais complexos. Sendo professor de xadrez, sei muito bem como este jogo é benéfico para o desenvolvimento mental, principalmente de crianças, mas não só o jogo de xadrez tem a capacidade de estimular e desenvolver as diversas áreas sensoriais do cérebro, outras atividades de jogos de salão também ajudam nesta tarefa. A grande maioria dos educadores tem nos seus conteúdos, seja de matemática, português, ciências, física, química etc., a certeza de estar contribuindo para o desenvolvimento mental dos alunos, mas esquecem que outras atividades além dos conteúdos ministrados também podem e devem ser utilizados no processo educacional ajudando a ampliar as atividades cerebrais. Este ano estou inserindo no Clube de Xadrez Pensart atividades de Raciocino Lógico e Fluidez de Pensamentos (RLFP). No primeiro dia do funcionamento em 2010 do Clube oferecemos jogos de sudoko, palavras cruzadas, damas, dominó, jogos de lógicas, banco imobiliário e evidentemente do jogo de xadrez que, por si só, já tem uma gama infindável de benefícios de estímulos cerebrais desde a atenção e concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a antecipação; a memória; a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole; o espírito de decisão e a coragem; a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; a criatividade; a inteligência, até a organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras. É pretensão nossa ter mais jogos implantados ainda este ano como o gamão, detetive, ludos, xadrez chinês, palitos, baralhos comuns e educativos, jogos de memória e tantos outros. Tudo vai depender do apoio ao projeto da parte da direção da escola e a participação dos alunos. O jogo de damas trabalha com a inteligência, através da manipulação de peças num tabuleiro. O objetivo do jogo é fazer com que um jogador consiga "capturar" as peças do adversário, de forma a deixá-lo sem peças no tabuleiro ou sem movimentações possíveis, daí o raciocínio da estratégia é estimulado. O dominó tem por objetivo: Iniciar o processo de cálculo aritmético da adição, subtração e multiplicação, a relação algarismo/quantidade.. No banco imobiliário a contribuição para o desenvolvimento da mente de uma criança é inegável, pois ao estipular regras e propor um objetivo bem definido, o jogador tenta formular as melhores estratégias possíveis para ganhar o jogo. As palavras cruzadas e o Sudoku constituem um dos instrumentos usados por neuropsiquiatras e terapeutas no que eles chamam de "ginástica cerebral", no tratamento da Doença de Alzheimer e outros casos em que há perda de memória. O objetivo é fazer com que o cérebro estimule o funcionamento e a extensão da memória; quanto mais informações os neurônios recebem, mais sedentos de novos dados eles ficam, criando novas ligações - as sinapses - entre eles. O Clube de Xadrez Pensart no seu sexto ano de existência visa utilizar de novos recursos didáticos trazendo novidades para o alunado da rede pública de ensino e que os mesmos pense com sabedoria porque " |
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