EDITORIAL | OLIMPÍADAS 2016
Parte 1 de 3
Como a maioria dos professores de Educação Física a equipe do Portal acompanhou, com bastante interesse, toda a trajetória que resultou na escolha do Brasil como o país sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Todas as informações e notícias geradas neste período foram analisadas e discutidas - algumas com muito afinco - por todos os membros da nossa equipe e este é um dos motivos, pelos quais, optamos por não comentarmos nos editorias anteriores o resultado favorável ao nosso país conquistado na cidade de Kopenhagem na Suiça.
O debate interno resultou em vários pontos de vistas, que em alguns casos eram bem divergentes, e parte dessas reflexões iremeos compartilhar com vocês e por uma situação de "espaço" optamos por dividi-las em três editorias, sendo este o primeiro.
Neste vamos abordar a psicologia envolvida em casos de vitória e de derrota. Os educadores físicos tem a oportunidade de assistir, acompanhar e muitos casos participar, de uma das ações, que para nós, é uma das mais curiosas dos embates esportivos, que é a capacidade de tomarmos para nós o sucesso alheio, assim como, atribuir a derrota a outrem. Para nós, afirmar que a escolha do COI é uma "Vitória do povo brasileiro" é igual a já famosa frase "Somos campeões", branidas por torcedores nas finais campeonatos de futebol e o mais curioso é saber que o mesmo torcedor poderia afirmar que a culpa pela derrota é de determinado jogador ou de toda a equipe.
Este assunto pode gerar alguma refexão sobre até que ponto devemos comemorar uma vitória como "nossa", levando-se em consideração que na verdade a maioria dos créditos serão direcionados para as pessoas ligadas diretamente ao projeto. O "carisma" do presidente, o "excelente" video do cineasta retratando a cidade maravilhosa ou o "Powerpoint fantástico" retratando a exclusão da América do Sul na realização dos jogos já estão colhendo os seus frutos. E você professor, qual foi a sua participação e o que você esta colhendo "agora" para poder dizer "As Olimpíadas são nossas!".
Aguarde os próximos editorias. | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário