EDITORIAL | O sucesso não deve ser encarado apenas como fruto do mérito pessoal, pois diversos outros fatores contribuem para que uma pessoa tenha sucesso. Esse assunto foi abordado no primeiro editorial do ano (Nº 196 - 05/01/2009) e o livro que levantou o assunto foi "Fora de Série: Outliers". Bem, a obra de Malcolm Gladwell, continuou sendo assunto aqui no portal e resolvemos estender o assunto a vocês. Para o autor, onde e quando nascemos e crescemos exercem grande influência no nosso desenvolvimento e em nossas chances de sermos bem-sucedidos.
Um exemplo vai de encontro direto com o desempenho no esporte. Ao observar a lista dos jogadores de uma partida final da liga escolar de hóquei sobre o gelo no Canadá o autor notou que 14 dos 25 jogadores haviam nascido entre janeiro e março.
Uma criança que nasceu em janeiro é onze meses mais velha que outra nascida em dezembro - isso é quase um ano - oferecendo uma vantagem física aos nascidos nesta data. Com os estímulos correto como treinamento técnico, tático, psicológico e preparação muscular o que antes era um leve desequilíbrio para com seus pares, passa a ser um abismo.
Portanto observar os fatores externos, que podem oferecer uma vantagem no futuro pode ser uma maneira de potencializar o sucesso.
Boa semana a todos | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário