sexta-feira, 6 de junho de 2008

A História do Desporto


!

Desporto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.
Corredores na Corrida de São Silvestre de Avaré (2005 - 60 anos)
Corredores na Corrida de São Silvestre de Avaré (2005 - 60 anos)
Portal A Wikipédia possui o
Portal de desportos
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}

Desporto (português europeu) ou esporte (português brasileiro) é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por um confederação regente e competitividade entre opostos. Algumas modalidades esportivas se praticam mediante veículos ou outras máquinas que não requerem realizar esforço, em cujo caso é mais importante a destreza e a concentração do que o exercício físico. Idealmente o esporte diverte e entretém, e constitui uma forma metódica e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano.As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário.

Também podemos definir esporte como um fenômeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de atividade predominantemente física competitiva com finalidade recreativa ou profissional, ou predominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento e/ou aprimoramento físico, intelectual e psíquico de seus praticantes e espectadores. Além de ser uma forma de criar uma identidade esportiva para um inclusão social.

A atividade esportiva pode ser aplicada ainda na promoção da saúde em âmbito educacional, pela aplicação de conhecimento especializado em complementação a interesses voluntários de uma comunidade não especializada.

Índice

[esconder]

[editar] História

O esporte conhecido como é hoje, ou o Esporte Moderno, toma forma nas escolas da Inglaterra do século XVIII, berço do capitalismo.

Cercados pela ideologia capitalista, a qual prega a ordem, o racionalismo, a competição e a iniciativa individual, os alunos das escolas inglesas desenvolvem um novo formato para os jogos populares de então, dando origem ao Esporte. Surgem os campeonatos entre as escolas, os clubes e depois as confederações, instrumentos que paulatinamente vão legitimando a prática esportiva.

Após a consolidação do capitalismo e sua dispersão por todo o mundo, a instituição esportiva, antes restrita ao mundo europeu, vai ganhando espaço nos outros continentes. Seguindo a mesma lógica da voracidade capitalista, o Esporte imiscui-se às culturas e toma o espaço de práticas populares, veiculando a ideologia capitalista mundialmente.

Entre outros fatores, pelo seu potencial catártico, que possibilita ao espectador um bem estar através do processo de transferência de seus próprios problemas ao ambiente de jogo, o Esporte passa a ser um grande aglutinador de massas. Aproveitando essa potencialidade do fenômeno, empresários apropriam-se das diferentes esferas relacionadas ao Esporte: vestimentas, clubes, acessórios, redes de televisão, dentre outros. E por sua vez, o Estado também passa a usar do Esporte em busca de popularidade e projeção internacional.

Unido à mídia corporativa, interessada em mais espaço e lucro para seus patrocinadores, o esporte sofre intensas transformações, sobretudo na forma como é transmitido. Acentua-se o caráter espetacular das competições, o que se torna visível através da presença de telões nos estádios, existência de canais de televisão especializados no assunto, aumento da prática de "esportes da moda" e extrema valorização e influência social dos atletas mais bem sucedidos. Conceituando essa nova fase do esporte, surge a expressão "Esporte Espetáculo", modelo atual do fenômeno aqui tratado.

Para o Doutor em antropologia social Arlei Damo, uma competição esportiva é "até certo ponto" uma ilusão, pois não impacta na vida ou dia-a-dia das pessoas, exceto daqueles diretamente ligados à prática do esporte[1].

Referências

  1. Dante Gresco. As razões do esporte. National Geographic Brasil. Junho de 2007

[editar] Bibliografia

  • Eric Hobsbawm. A era dos impérios: 1875-1914, ed. Paz e Terra - Rio de Janeiro, 1988.
  • Jean-Marie Brohm, . Marc Perelman, . Patrick Vassort . A ideologia do esporte espetáculo e suas vítimas, in: http://diplo.uol.com.br/2004-06,a931 - acessado em 18 de fevereiro de 2007.
  • Pierre Bourdieu. Como é possível ser esportivo? In: Bourdieu, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro. Marco Zero, 1983, pp. 136-153.
  • Norbert Elias. A gênese do desporto: um problema sociológico. In: Elias, Norbert & Dunning, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992, pp. 187-221.

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Desporto.
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete: desporto


  Este artigo é um esboço sobre Esporte/Desporto. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ferramentas pessoais


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger