terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Boletim Brasileiro de Educação Física, v. 10, n. 1, jan./fev. 2010



--- Em seg, 1/2/10, Efrain Maciel e Silva <efrainmaciel@boletimef.org> escreveu:

De: Efrain Maciel e Silva <efrainmaciel@boletimef.org>
Assunto: Boletim Brasileiro de Educação Física, v. 10, n. 1, jan./fev. 2010
Boletim Brasileiro de Educação Física, Brasília, v. 10, n. 1, jan./fev. 2010. 56 p. Bimestral. ISSN 1806-2245
Acesse a nova edição em http://boletimef.org/bbef/78

Editorial

Um novo ano inspira inovações e mudanças, somando isso aos quase nove anos de história deste periódico e a necessidade de constantes aperfeiçoamentos, é com imensa satisfação que anuncio diversas novidades para o Boletim Brasileiro de Educação Física (BoletimEF).

A publicação de periódicos científicos impressos é normalizada pela ABNT através da NBR 6021 de maio de 2003 e suas normas complementares, no entanto, ainda não temos uma norma específica para periódicos eletrônicos, caso do BoletimEF, portanto para as mudanças apresentadas abaixo foi necessário fazer algumas adaptações a esta realidade seguindo sempre que possível o recomendado pela referida norma.

A partir desta edição foram feitas mudanças estruturais, passando por uma revisão completa da formatação, criando uma padronização para o leiaute, margens, fontes, espaçamentos, numeração das páginas, divisões das seções, cabeçalho e rodapé.

Além das mudanças na formatação foi reelaborada a apresentação das seções, que agora também seguem a numeração progressiva de acordo com a NBR 6024 de maio de 2003, e a antiga seção "Fórum" foi descontinuada, sendo que em breve uma nova seção irá substituí-la.

A padronização geral adotada para os links será a cor azul sem o sublinhado, assim para todos os textos no BoletimEF que tiverem o azul destacado será um link que leva a mais informações sobre o assunto, igualmente será possível navegar internamente nas seções através dos links no sumário.

A partir de agora o BoletimEF conta com uma capa que é constituída por um cabeçalho com as informações sobre a edição, espaço para a logomarca (que em breve será lançada) e o ISSN, logo abaixo é apresentado o sumário onde é possível a navegação nas seções.

A segunda capa apresenta as informações institucionais sobre o BoletimEF, contato com o editor, apoio institucional, parcerias comerciais, objetivo da publicação e dados de distribuição. Estas informações são essenciais ao registro e identificação do periódico.

A terceira capa traz as informações sobre direitos autorais, a qual o BoletimEF passa a adotar e apoiar a licença Creative Commons 3.0 Brasil. Esta é uma licença aberta de uso universal, a qual permite que o conteúdo deste periódico possa ser reproduzido livremente para fins não comerciais, desde que citado a fonte.

Ainda nesta parte, no terço inferior da página, encontra-se a ficha catalográfica com todas as informações a serem utilizadas em bibliotecas ou catalogações. Estas informações irão facilitar o arquivo e a recuperação das edições do BoletimEF.

A seção de lançamentos inicia com os novos números de periódicos, logo em seguida vêm os novos livros, que agora contam com a imagem da capa e um link direto para compra, além das informações de autoria e sinopse. Ainda nesta seção são anunciados DVDs com filmes, documentários ou curso e em seguida os livros que não são lançamentos, mas que recebemos para divulgação. Estes subitens podem variar a cada edição conforme a quantidade de lançamentos e o material que recebermos para divulgação.

A seção espaço do leitor traz apenas alguns ajustes no formato e a seção de novos trabalhos na biblioteca digital foi mantida a padronização conforme NBR 6023 de agosto de 2002, além de uma mudança no tamanho dos links que levam aos trabalhos, facilitando e agilizando o acesso.

A seção de links e a de congressos, agora vem com um destaque em negrito e links direto no nome de cada um, dessa forma é possível visualizar mais facilmente a informação principal destacada em azul.

A tradicional seção com o nome dos colaboradores de cada edição, agora conta com um link direto em seu nome que leva para o currículo dos colaboradores que já tiverem seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq.

Ao final encontram-se todas as informações sobre as normas para envio de trabalhos a serem divulgados na biblioteca digital, bem como de lançamento de livros e cadastro de congressos.

Espero que gostem das mudanças e desejo a todos uma excelente leitura.

Saudações acadêmicas,
Prof. Efrain Maciel e Silva
Editor do Boletim Brasileiro de Educação Física

Link direto para o PDF com a edição completa:
http://boletimef.org/bbef/78.pdf

Leia e divulgue!


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Powered By Blogger